COTIDIANO
Chuva prejudica abastecimento de água em Alagoas
No estado, foram confirmados 19 óbitos. Em Pernambuco, 53 municípios relataram danos.
Publicado em 21/06/2010 às 11:49
Do G1
A chuva que atingiu Alagoas deixou mortos, desabrigados e prejudicou o abastecimento de água. Pelo menos dez municípios têm problemas no fornecimento, de acordo com o governo estadual.
A Casal, companhia de saneamento do estado, informou que os equipamentos danificados devem voltar a operar em 15 dias, mas o prazo para recuperação dos sistemas deve ser maior.
Unidades de captação, tratamento e distribuição de água foram inundadas. Os municípios mais atingidos foram Palmeira dos Índios, Estrela de Alagoas, Minador do Negrão, Igaci, Quebrangulo, Capela, Ibateguara, Colônia Leopoldina, Novo Lino e Jacuípe.
Até a manhã desta segunda-feira (21), o governo alagoano confirmou 19 mortes causadas pela chuva que atinge o estado desde a semana passada. Vinte e um municípios registraram estragos. O número de desabrigados chega a 70 mil. E mais de 1.100 casas foram destruídas.
Nesta segunda, o "Diário Oficial" publicou o decreto de calamidade pública em 15 municípios por causa de alagamentos e enchentes.
Os bombeiros, a Defesa Civil e a Polícia Militar recolhem donativos para as famílias desabrigadas. Um helicóptero do Batalhão de Polícia Ambiental e da Defesa Civil estadual está sendo usado para distribuir esses produtos no interior. Rio Grande do Sul e de São Paulo devem enviar cestas básicas, remédios, água e colchões para o estado.
Pernambuco
Em Pernambuco, a Defesa Civil confirmou 12 óbitos provocados pela chuva desde a semana passada. No estado, 53 municípios relataram danos. Treze decretaram situação de emergência. Cerca de 40 mil pessoas tiveram de deixar suas casas e seguiram para abrigos públicos e residências de amigos e parentes.
No programa "Café com o presidente”, Lula prometeu ajuda aos dois estados. “Eu mandei para Pernambuco e Alagoas os ministros dos Transportes, das Cidades e da Integração, para que eles possam ver o que deveremos fazer. Conversei com o governador de Alagoas, com o governador de Pernambuco. Certamente eles irão à Brasília para que a gente faça uma medida provisória para liberar recursos. A chuva foi muito pesada. Em Alagoas, o governador me avisou que tem mil pessoas desaparecidas”, disse o presidente.
Comentários