COTIDIANO
Terremoto atinge litoral das Filipinas
Uma pessoa morreu e uma criança ficou ferida após um terremoto de magnitude 7,6 registrado nesta sexta-feira (31).
Publicado em 01/09/2012 às 8:00
Pelo menos uma pessoa morreu e uma criança ficou ferida em decorrência do terremoto de magnitude 7,6 no litoral das Filipinas, ontem. A ação causou esvaziamento da região e assustou os moradores das ilhas durante a noite.
A vítima do terremoto é uma mulher de 54 anos que ficou presa nos escombros de sua casa, na cidade de Cagayan de Oro, na ilha de Mindanao. Os voluntários conseguiram salvar a vida de uma criança de cinco anos, que ficou ferida, segundo o prefeito da cidade, Vicente Emano.
O abalo provocou um pequeno tsunami, de 16 cm, que atingiu o leste filipino. De acordo com Renato Solidum, do Instituto Filipino de Vulcanologia e Sismologia, as ondas atingiram a região de Surigao, ao sul da ilha de Mindanao, e há risco de formação de ondas maiores.
Ele disse à rádio local que a população deve permanecer a uma altura de ao menos dez metros acima do nível do mar, até que o alerta seja suspenso.
De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), o tremor teve epicentro a 146 km da cidade de Guiuan, a uma profundidade de 20 km.
Magnitude
A magnitude do terremoto que atingiu o leste das Filipinas foi revisado para baixo pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), após uma medição inicial de 7,9 graus.
O tremor havia gerado um alerta de tsunami, que havia sido suspenso para o Japão, Taiwan e várias ilhas do Pacífico, mas mantido para as Filipinas e Indonésia.
A região é a mesma em que ocorreu o tsunami de 2004, provocado por um tremor de magnitude 9,2, que deixou mais de 220 mil mortos.
Comentários