POLÍTICA
Candidatos são 'barrados' no TRE
Candidatos que disputam o pleito municipal em Belém e São José de Espinharas tiveram suas candidatura impugnadas.
Publicado em 05/09/2012 às 6:00
Por três votos a dois, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) barrou ontem a candidatura de Tarcísio Marcelo Barbosa, que disputa a prefeitura da cidade de Belém. Ele teve a candidatura impugnada pela Lei da Ficha Limpa, em razão de contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) e pelo Tribunal de Contas da União (TCU).
Segundo consta no processo, Tarcísio Marcelo, que já foi prefeito de Belém, teve quatro contas rejeitadas pelo TCE e duas pelo TCU. Ele foi inocentado em todas as contas do TCE, já que a maioria delas tinha sido aprovada pela Câmara de Vereadores.
O registro dele foi indeferido com base em uma das contas julgadas pelo TCU. O advogado do candidato, Edward Johnson, informou que vai aguardar a publicação do acórdão para decidir se cabe a interposição de embargos de declaração. Caso contrário, ele ingressará com recurso especial no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Em Belém são apenas dois candidatos a prefeito. Além de Tarcísio Marcelo (PSB), disputa a prefeitura Edgard Gama (PMDB).
O TRE também manteve o indeferimento do registro da candidatura de Ricardo Vilar Wanderley Nóbrega (PSD), que disputa a prefeitura de São José de Espinharas. Ele foi considerado inelegível por ter sido condenado criminalmente por órgão colegiado. O TRE não acatou o recurso apresentado pela coligação 'Unidos pelo Povo' e manteve o indeferimento do registro da candidatura de Odoniel de Sousa Mangueira (PSDB) a prefeito do município de Diamante. O recurso foi julgado na sessão da noite da última segunda (3), quando o TRE também decidiu manter o indeferimento da candidatura de Manoel Antônio dos Santos, o Manoel do Fumo (PSB) a prefeito de Caaporã. Ambos tiveram o registro de candidatura negado pelo TRE por problemas com prestações de contas na gestão pública.
Comentários