COTIDIANO
Buscas são suspensas na Itália
Publicado em 19/01/2012 às 8:00
Mergulhadores italianos suspenderam ontem as buscas por desaparecidos no navio Costa Concordia após o casco mudar de posição sobre a rocha onde se encontra assentado, perto da ilha de Giglio. O porta-voz da equipe dos bombeiros, Luca Cari, disse que as buscas foram interrompidas, depois do registro de uma movimentação de alguns centímetros, o que, segundo ele, representava um perigo para os mergulhadores que vasculhavam os espaços submersos do navio.
“Os instrumentos [de medida em terra firme] revelaram que o navio se move”, afirmou. “Estamos avaliando se ele encontrou um novo ponto de apoio antes de decidir se podemos retomar [as operações]. Por enquanto, não podemos nos aproximar”, disse.
A suspensão ocorreu às 8h locais (5h, no horário de Brasília), segundo o porta-voz, que acrescentou que os socorristas “trabalharam durante toda a noite” em busca de possíveis sobreviventes. Cari não deu estimativas de quando o trabalho poderia ser retomado.
Até o momento, foram encontrados os corpos de onze pessoas mortas no naufrágio. Oficialmente continuam desaparecidas 29 pessoas. O navio naufragou na última sexta-feira próximo à ilha de Giglio.
Comentários