icon search
icon search
home icon Home > cotidiano
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

COTIDIANO

Escalada da violência

Mapa da Violência mostra que Região Metropolitana de João Pessoa é considerada a terceira mais violenta entre 33 regiões analisadas.

Publicado em 12/05/2012 às 6:30


A Região Metropolitana de João Pessoa é considerada a terceira mais violenta entre 33 regiões analisadas no Mapa da Violência 2012, do Instituto Sangari. Ao longo de 6 anos, desde 2004 a 2010, a Grande João Pessoa registrou uma média de 72,9 homicídios para cada 100 mil habitantes. Porém o estudo também verificou crescimento na taxa de violência no interior da Paraíba, que segundo o Mapa cresceu de forma acelerada com taxa de 10,5% ao ano.

O estudo também destaca que o Estado relativamente tranquilo ingressou, na última década, em uma forte escalada de violência que o levou, em 2010, a figurar entre os seis mais violentos do Brasil, com taxa de 38,6 homicídios em 100 mil, em seis anos.

A criação da Região Metropolitana de João Pessoa contribuiu para o crescimento da violência. Abrangendo os municípios de Bayeux, Cabedelo, Conde, Cruz do Espírito Santo, Lucena, Mamanguape, Rio Tinto e Santa Rita, além da capital, a Grande João Pessoa registrou no período de 2004 a 2010 um crescimento de 128,1% no índice de violência.

No ranking da violência, a Região Metropolitana de João Pessoa perde apenas para as regiões metropolitanas de Maceió e Belém.

Em entrevista concedida ao JORNAL DA PARAÍBA, o comando da Polícia Militar da Paraíba, já citava a cidade de Santa Rita, como um dos pontos mais preocupantes da Região Metropolitana.

Na época, o comandante chegou a afirmar que o município é o foco da ocorrência de homicídios, porém recebe atenção especial da PM, em razão dos índices de violência no local serem preocupantes.

As medidas de segurança para reduzir o índice de violência na Região Metropolitana de João Pessoa envolvem frequentes operações, como a ‘Nômade’, ‘Sossego’ e ‘Cidade Segura’.

Segundo o comandante do Policiamento da Região Metropolitana, coronel Carlos Américo, as ações são intensificadas diariamente com a realização de blitzes em pontos estratégicos e barreiras policiais.

Conforme o Mapa da Violência 2012, na Paraíba a maioria dos crimes de homicídio está concentrada nos dois maiores município: João Pessoa e Campina Grande, apesar de já ter sido registrada uma redução. No ano de 2000 as duas cidades foram responsáveis por 67,6% do total de homicídios do Estado, já no ano de 2010 a participação cai para 55%.

Segundo o estudo, no ano 2000 a capital e Campina Grande registraram respectivamente 226 e 125 homicídios. No ano de 2010 foram 581 assassinatos em João Pessoa e outros 218 crimes deste tipo em Campina Grande.

De acordo com a Secretaria Estadual de Segurança e Defesa Social, com a implantação da Operação Nômade, semanalmente na Paraíba, os números mostram que os índices de criminalidade vêm diminuindo com o trabalho integrado das polícias Civil e Militar. A expectativa é que este ano o índice de assassinatos no Estado seja reduzido mais de 12%.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp