COTIDIANO
Escalada da violência
Mapa da Violência mostra que Região Metropolitana de João Pessoa é considerada a terceira mais violenta entre 33 regiões analisadas.
Publicado em 12/05/2012 às 6:30
A Região Metropolitana de João Pessoa é considerada a terceira mais violenta entre 33 regiões analisadas no Mapa da Violência 2012, do Instituto Sangari. Ao longo de 6 anos, desde 2004 a 2010, a Grande João Pessoa registrou uma média de 72,9 homicídios para cada 100 mil habitantes. Porém o estudo também verificou crescimento na taxa de violência no interior da Paraíba, que segundo o Mapa cresceu de forma acelerada com taxa de 10,5% ao ano.
O estudo também destaca que o Estado relativamente tranquilo ingressou, na última década, em uma forte escalada de violência que o levou, em 2010, a figurar entre os seis mais violentos do Brasil, com taxa de 38,6 homicídios em 100 mil, em seis anos.
A criação da Região Metropolitana de João Pessoa contribuiu para o crescimento da violência. Abrangendo os municípios de Bayeux, Cabedelo, Conde, Cruz do Espírito Santo, Lucena, Mamanguape, Rio Tinto e Santa Rita, além da capital, a Grande João Pessoa registrou no período de 2004 a 2010 um crescimento de 128,1% no índice de violência.
No ranking da violência, a Região Metropolitana de João Pessoa perde apenas para as regiões metropolitanas de Maceió e Belém.
Em entrevista concedida ao JORNAL DA PARAÍBA, o comando da Polícia Militar da Paraíba, já citava a cidade de Santa Rita, como um dos pontos mais preocupantes da Região Metropolitana.
Na época, o comandante chegou a afirmar que o município é o foco da ocorrência de homicídios, porém recebe atenção especial da PM, em razão dos índices de violência no local serem preocupantes.
As medidas de segurança para reduzir o índice de violência na Região Metropolitana de João Pessoa envolvem frequentes operações, como a ‘Nômade’, ‘Sossego’ e ‘Cidade Segura’.
Segundo o comandante do Policiamento da Região Metropolitana, coronel Carlos Américo, as ações são intensificadas diariamente com a realização de blitzes em pontos estratégicos e barreiras policiais.
Conforme o Mapa da Violência 2012, na Paraíba a maioria dos crimes de homicídio está concentrada nos dois maiores município: João Pessoa e Campina Grande, apesar de já ter sido registrada uma redução. No ano de 2000 as duas cidades foram responsáveis por 67,6% do total de homicídios do Estado, já no ano de 2010 a participação cai para 55%.
Segundo o estudo, no ano 2000 a capital e Campina Grande registraram respectivamente 226 e 125 homicídios. No ano de 2010 foram 581 assassinatos em João Pessoa e outros 218 crimes deste tipo em Campina Grande.
De acordo com a Secretaria Estadual de Segurança e Defesa Social, com a implantação da Operação Nômade, semanalmente na Paraíba, os números mostram que os índices de criminalidade vêm diminuindo com o trabalho integrado das polícias Civil e Militar. A expectativa é que este ano o índice de assassinatos no Estado seja reduzido mais de 12%.
Comentários