TECNOLOGIA
Oi lança serviço de banda larga na Região Amazônica
Chegada da banda larga à capital de Roraima só foi possível com o apoio dos governos do Brasil e da Venezuela, e de parceiros como a Eletrobrás.
Publicado em 31/08/2009 às 19:30
Da Ascom
A Oi, maior empresa de telecomunicações do Brasil, acaba de lançar o serviço de acesso à Internet em banda larga em Boa Vista. A iniciativa é parte de um plano de investimentos que tem o objetivo de levar o acesso de banda larga a todas as capitais do Norte, contribuindo dessa forma para acelerar o desenvolvimento nos estados da Região Amazônica.
A chegada da banda larga à capital de Roraima só foi possível com o apoio dos governos do Brasil e da Venezuela, e de parceiros como a Eletrobrás (holding estatal do setor elétrico), a CanTV (companhia venezuelana de telecomunicações) e a Eletronorte (controlada da Eletrobrás que atua na região).
“A Oi é uma companhia genuinamente comprometida com o desenvolvimento nacional. Entre os objetivos da empresa está o de levar o serviço de banda larga a todo o território brasileiro, dentro de uma estratégia de atuação nacional consolidada com a compra da Brasil Telecom”, diz Luiz Eduardo Falco, presidente da Oi.
A primeira conexão de banda larga em Roraima foi instalada pela Oi na Escola Estadual Lobo da Almada, no Centro de Boa Vista. Com essa ativação, o programa Escolas Conectadas – realizado pela Oi – atinge agora todas as unidades da federação, levando conexão em banda larga para escolas públicas dentro do compromisso assumido pela companhia com o governo federal para atingir, até dezembro de 2010, 100% das escolas públicas urbanas do país.
No processo de desenvolvimento do projeto, a companhia contou com a rede de fibra ótica instalada sobre as torres de transmissão da Eletronorte para unir Boa Vista à cidade de Santa Elena, na Venezuela. De Santa Elena para Caracas, os dados seguirão por outra rede de fibra ótica, pertencente à CanTV. A partir de Caracas, os dados serão transportados pela rede da GlobeNet, subsidiária da Oi que opera um sistema de cabos de fibra ótica submarinos com 22 mil quilômetros de extensão. A GlobeNet interliga os Estados Unidos, as ilhas Bermudas, a Venezuela e o Brasil (Fortaleza e Rio de Janeiro) por meio de um cabo submarino. Da capital cearense, o cabo segue para o Rio de Janeiro.
“Os estudos iniciais começaram há cerca de dois anos, com a GlobeNet (então uma subsidiária da Brasil Telecom), e as negociações com parceiros nacionais e internacionais foram consolidadas pela Oi em 2009”, informa Luiz Perrone, diretor de Assuntos Internacionais da Oi.
A Oi se comprometeu ainda a ampliar a oferta do serviço de banda larga via cabo de fibra ótica para os municípios de Macapá (AP) e Manaus (atualmente atendido com conexão via satélite). Essa ampliação está listada entre as condições estabelecidas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para a aquisição da Brasil Telecom pela Oi. Para obter mais informações sobre a disponibilidade do serviço (locais e datas) e as velocidades oferecidas, consulte o 0800 031 0001.
Sobre a Oi
Maior empresa brasileira de telecomunicações, a Oi é pioneira na prestação de serviços convergentes no país. Oferece transmissão de voz local e de longa distância, telefonia móvel, comunicação de dados, internet e entretenimento. Com a compra do controle da Brasil Telecom, este ano a Oi passa a atuar em todo o território nacional. No final de junho a Oi possuía cerca de 59,8 milhões de clientes. Deste total, 21,8 milhões estavam em telefonia fixa, 33,9 milhões em telefonia móvel e 4,1 milhões em banda larga.
No ano passado, a Oi também passou a fazer parte do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da Bovespa refletindo o alto grau de comprometimento da companhia com a responsabilidade social e a adoção de práticas gerenciais sustentáveis.
Comentários