icon search
icon search
home icon Home > tecnologia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

TECNOLOGIA

Oi lança serviço de banda larga na Região Amazônica

Chegada da banda larga à capital de Roraima só foi possível com o apoio dos governos do Brasil e da Venezuela, e de parceiros como a Eletrobrás.

Publicado em 31/08/2009 às 19:30

Da Ascom

A Oi, maior empresa de telecomunicações do Brasil, acaba de lançar o serviço de acesso à Internet em banda larga em Boa Vista. A iniciativa é parte de um plano de investimentos que tem o objetivo de levar o acesso de banda larga a todas as capitais do Norte, contribuindo dessa forma para acelerar o desenvolvimento nos estados da Região Amazônica.

A chegada da banda larga à capital de Roraima só foi possível com o apoio dos governos do Brasil e da Venezuela, e de parceiros como a Eletrobrás (holding estatal do setor elétrico), a CanTV (companhia venezuelana de telecomunicações) e a Eletronorte (controlada da Eletrobrás que atua na região).

“A Oi é uma companhia genuinamente comprometida com o desenvolvimento nacional. Entre os objetivos da empresa está o de levar o serviço de banda larga a todo o território brasileiro, dentro de uma estratégia de atuação nacional consolidada com a compra da Brasil Telecom”, diz Luiz Eduardo Falco, presidente da Oi.

A primeira conexão de banda larga em Roraima foi instalada pela Oi na Escola Estadual Lobo da Almada, no Centro de Boa Vista. Com essa ativação, o programa Escolas Conectadas – realizado pela Oi – atinge agora todas as unidades da federação, levando conexão em banda larga para escolas públicas dentro do compromisso assumido pela companhia com o governo federal para atingir, até dezembro de 2010, 100% das escolas públicas urbanas do país.

No processo de desenvolvimento do projeto, a companhia contou com a rede de fibra ótica instalada sobre as torres de transmissão da Eletronorte para unir Boa Vista à cidade de Santa Elena, na Venezuela. De Santa Elena para Caracas, os dados seguirão por outra rede de fibra ótica, pertencente à CanTV. A partir de Caracas, os dados serão transportados pela rede da GlobeNet, subsidiária da Oi que opera um sistema de cabos de fibra ótica submarinos com 22 mil quilômetros de extensão. A GlobeNet interliga os Estados Unidos, as ilhas Bermudas, a Venezuela e o Brasil (Fortaleza e Rio de Janeiro) por meio de um cabo submarino. Da capital cearense, o cabo segue para o Rio de Janeiro.

“Os estudos iniciais começaram há cerca de dois anos, com a GlobeNet (então uma subsidiária da Brasil Telecom), e as negociações com parceiros nacionais e internacionais foram consolidadas pela Oi em 2009”, informa Luiz Perrone, diretor de Assuntos Internacionais da Oi.

A Oi se comprometeu ainda a ampliar a oferta do serviço de banda larga via cabo de fibra ótica para os municípios de Macapá (AP) e Manaus (atualmente atendido com conexão via satélite). Essa ampliação está listada entre as condições estabelecidas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para a aquisição da Brasil Telecom pela Oi. Para obter mais informações sobre a disponibilidade do serviço (locais e datas) e as velocidades oferecidas, consulte o 0800 031 0001.

Sobre a Oi

Maior empresa brasileira de telecomunicações, a Oi é pioneira na prestação de serviços convergentes no país. Oferece transmissão de voz local e de longa distância, telefonia móvel, comunicação de dados, internet e entretenimento. Com a compra do controle da Brasil Telecom, este ano a Oi passa a atuar em todo o território nacional. No final de junho a Oi possuía cerca de 59,8 milhões de clientes. Deste total, 21,8 milhões estavam em telefonia fixa, 33,9 milhões em telefonia móvel e 4,1 milhões em banda larga.

No ano passado, a Oi também passou a fazer parte do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da Bovespa refletindo o alto grau de comprometimento da companhia com a responsabilidade social e a adoção de práticas gerenciais sustentáveis.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp