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ECONOMIA

Mais de 65,9% dos turistas retornam ao Litoral paraibano

Pesquisa aponta que 65,95% dos visitantes que estiveram em João Pessoa também costumam conhecer a Região Metropolitana.

Publicado em 31/01/2014 às 6:00 | Atualizado em 20/06/2023 às 11:58

Pesquisa do Instituto Fecomércio de Pesquisas Econômicas e Sociais da Paraíba apontou que 65,95% dos visitantes que estiveram na cidade neste verão afirmaram que já estiveram na Região Metropolitana de João Pessoa (RMJP) pelo menos uma vez. Este resultado representa uma alta de 2,89 pontos percentuais (p.p.) em relação à temporada passada. Os outros 34,05% dos entrevistados disseram que estavam na Grande João Pessoa pela primeira vez.

Por outro lado, o pessoal que viaja para a RMJP apontou como “ruim” ou “péssimo” os serviços de informação turística (10,94%), Rodoviária (9,58%), sinalização turística nas estradas da Paraíba (7,89%) e sinalização turística na Grande João Pessoa (7,21%). Estes foram os maiores percentuais citados pelos visitantes dentro destes dois conceitos.

O turismo de sol e mar parece ser um dos grandes motivadores para atrair moradores de outros estados ao litoral paraibano. Os dados apontam que 69,77% dos visitantes decidiram conhecer o Estado destino por causa das praias.

O levantamento mostrou também que o tempo médio de estadia dos visitantes é de 10 dias, sendo que 51,16% dos visitantes permaneceram na RMJP de três a oito dias. Os dados apontaram ainda que 22,09% das pessoas que conheceram a RMJP também foram a outras cidades do Estado.

Campina Grande foi procurada por 47,37% dos entrevistados, sendo a mais visitada. Em seguida aparecem Patos (9,77), Guarabira (7,52%), Sousa (6,02%), Areia (5,26%), Cajazeiras, Solânea e Bananeiras (com 4,51%).

A presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino, afirmou que os dados mostram um trabalho de melhoria que vem sendo realizado no Estado e que incluem vários atores, desde os taxistas aos profissionais da hotelaria, gastronomia e governo. “Isso mostra que estamos no caminho certo e aumenta a nossa responsabilidade para trabalharmos mais pela Paraíba”.

Sobre os conceitos negativos, Ruth Avelino lembrou que como há planos para expandir os pontos de informação ao turista, que atualmente são três. Com relação ao terminal rodoviário, ela lembrou que a terceirização, feita pelo governo do Estado, trará melhorias no local.

Quanto à sinalização das estradas que cortam a Paraíba ela explicou que o governo já conseguiu verbas e irá melhorar as placas de sinalização nas vias que passam por Cabedelo, Bayeux, Conde e Pitimbu.

O secretário de Turismo de João Pessoa, Roberto Brunet, afirmou que o Ministério do Turismo já liberou R$ 1 milhão para confecção de 255 placas de sinalização destinadas a João Pessoa. Elas serão confeccionadas em dois idiomas (Português/Inglês).

“As placas indicarão locais como pontos turísticos, praias e aeroportos. A ideia é que em maio, antes da Copa do Mundo, elas estejam instaladas”, disse Brunet.

Roberto Brunet disse ainda que um Centro de Atendimento ao Turista (CAT) será implantado na praia de Tambaú ainda neste primeiro semestre. “Serão vários boxes que terão serviços como da Abav (Associação Brasileira de Agências de Viagens), das embarcações que vão a Picãozinho e dos Sindicatos de Guias de Turismo”. Os recursos são de R$ 535 mil e foram destinados pelo Ministério do Turismo e Prefeitura de João Pessoa.

O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Paraíba (ABIH-PB), Inácio Júnior, afirmou que os empresários do ramo da hotelaria no Estado estão sempre buscando o aperfeiçoamento e capacitação dos funcionários, além de investirem em equipamentos mais modernos em seus empreendimentos. Daí a boa aceitação pelos turistas. “Infelizmente a parte pública não segue o mesmo ritmo da privada”, criticou.

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Jornal da Paraíba

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