icon search
icon search
home icon Home > cotidiano
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

COTIDIANO

Bebê de 6,1 kg nasce no Rio Grande do Sul

Luana Cleci nasceu com 56 centímetros, em Alecrim (RS), nesta quinta (5). Ela foi transferida para a UTI da Santa Casa de Porto Alegre.

Publicado em 09/03/2009 às 16:06

Do G1

Uma menina de 6,1 quilos e 56 centímetros nasceu na tarde desta quinta-feira (5), no Hospital de Caridade de Alecrim, cidade gaúcha de mesmo nome e que fica na fronteira do Brasil com a Argentina. Luana Cleci Lichkoviski foi transferida para um hospital em Santa Rosa (RS) no mesmo dia. Neste domingo (8), o bebê foi levado para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa de Porto Alegre, onde segue internado, segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Alecrim.

A secretaria informou ainda que a mãe já recebeu alta médica e está em casa, na zona rural de Alecrim. Ela deve ser levada para Porto Alegre nesta quarta-feira (11), quando deve começar a amamentar a filha.

De acordo com Jorge Leandro Krechowiecki, secretário de Saúde de Alecrim, a criança passa bem, mas apresenta uma pequena cardiopatia em decorrência do peso acima do normal. "Ainda não temos um retorno técnico da Santa Casa de Porto Alegre, mas o quadro de saúde do bebê é estável e só está internado para acompanhamento. A menina irá para casa assim que estiver mais forte e respirando melhor".

A mãe, a agricultora Maria da Cruz da Silva, 40 anos, tem outros cinco filhos. "Todos foram de parto normal. Apenas neste caso, após a ecografia realizada três dias antes do parto é que foi descoberto o tamanho do bebê", disse Jorge Leandro.

Mandioca

O médico que realizou o parto, Paulo Dorneles, disse ao G1 que a alimentação da mãe pode ter relação com o tamanho da criança. "As pessoas comem muito amido, muita batata e mandioca aqui na região. Isso poderia ser um fator para a criança crescer um pouquinho, mas não explicaria esse tamanho todo".

Ele disse ainda que a ecografia indicou 40 semanas de gestação, mas a previsão do parto era para o dia 20 deste mês. "Por isso ela foi transferida para Santa Rosa e depois para Porto Alegre. Era necessária uma avaliação mais detalhada para saber se o bebê tem problema respiratório ou cardíaco"

Outra suspeita para justificar o tamanho da criança seria a diabete gestacional da mãe, mas a hipótese foi descartada, segundo Dorneles.

Outros casos

Um menino com 6,690 quilos e 57 centímetros nasceu no dia 8 de janeiro, no Recife. A mãe, Luzia Carmelita, foi submetida a uma cesária e teve de doar todo o enxoval que tinha comprado para o filho, que não coube nas roupinhas.

Em Salvador, um menino de 7,5 quilos nasceu na Maternidade Albert Sabin, no bairro de Cajazeiras, em Salvador, em janeiro de 2005. A criança é o quinto filho de Francisca Ramos dos Santos, que tinha 38 anos no dia do parto.

Um recém-nascido com 6,5 quilos e 53 centímetros virou atração na maternidade do Hospital Santo Antônio, em Blumenau (SC). Aline Guimarães Krüger nasceu em outubro de 2007.

Em São Paulo, um bebê com 6,1 quilos e 57 centímetros nasceu em fevereiro de 2007, no Hospital Doutor Fernando em Mirassol, a 453 km de São Paulo. O tamanho de Arthur Silva Santos surpreendeu os pais e a equipe médica, que esperava um bebê de 4,5 quilos.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp