VIDA URBANA
Seinfra retira rotatória de viaduto para acabar congestionamentos
Obras fazem parte do Projeto 'Caminho Livre' e estão previstas para serem concluídas em até 30 dias; investimento é de aproximadamente R$ 300 mil.
Publicado em 12/09/2013 às 6:00 | Atualizado em 14/04/2023 às 17:24
Quem utiliza as rotatórias do viaduto do Cristo Redentor, em João Pessoa, conhece bem os problemas e congestionamentos enfrentados diariamente no local, principalmente nos horários de pico.
Porém, algumas intervenções iniciadas há cerca de 40 dias pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) estimam a solução do trânsito caótico da área. As obras, que fazem parte do Projeto 'Caminho Livre' com investimento de aproximadamente R$ 300 mil, estão previstas para serem concluídas em até 30 dias.
Após serem iniciadas, as obras precisaram ser paralisadas por 10 dias devido uma modificação no projeto original, que previa o alargamento de duas vias localizadas após uma das rotatórias, no sentido João Pessoa/Cabedelo, mas que foram consideradas menores do que o necessário para o local, segundo o secretário da Seinfra, Ronaldo Guerra.
“Quando fizemos o alargamento percebemos que as medições estavam um pouco menores do que o que seria necessário para o local e por isso foi preciso uma modificação no projeto para poder alargar ainda mais, por isso paramos por dez dias e retomamos os trabalhos na semana passada. Esse alargamento já foi concluído e agora estamos finalizando a demolição da rotatória que fica do lado de Água Fria”, explicou.
Ronaldo Guerra acrescentou que a demolição de uma das rotatórias está sendo concluída e até que a segunda rotatória também seja retirada, o meio-fio de ambas permanecerá no local, temporariamente. “Depois disso, para não causar transtornos, agendaremos um dia para no período da noite colocarmos asfalto onde existiam as rotatórias, bem como o recapeamento asfáltico no entorno de onde foram feitas as intervenções. Dentro de 30 dias no máximo concluiremos todo o processo”, disse.
“Com a conclusão dessa obra, vai acabar o engarrafamento daquela área. Vai zerar. Se hoje uma pessoa gasta meia hora para passar por baixo daquele viaduto em horários mais críticos, sem as rotatórias o fluxo de veículos vai seguir direto, sem parar. O retorno só será feito mais adiante, na principal do José Américo, em uma rotatória que fica em frente a um posto de combustíveis. É certo que o carro vai andar um pouco mais em relação à quilometragem, porém o motorista ganhará em tempo”, completou.
No projeto ainda estão previstas outras intervenções, como uma alça de retorno que será criada um pouco antes da rotatória que fica ao lado da Empasa, sentido Cabedelo/João Pessoa. A execução dessa obra ainda será realizada.
Comentários