VIDA URBANA
Igreja inicia celebrações do Tríduo Pascal amanhã
Programação religiosa em João Pessoa e Campina Grande iniciam o Tríduo Pascal nesta quinta-feira (28)
Publicado em 27/03/2013 às 6:00
Como parte dos preparativos para os ritos da Semana Santa, a Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves, em João Pessoa, e a Catedral de Nossa Senhora da Conceição, em Campina Grande, iniciam amanhã o Tríduo Pascal.
Na Catedral de Nossa Senhora das Neves, a missa dos Santos Óleos acontece a partir das 8h, e a celebração de Lava-pés, às 17h. Em seguida, será realizada uma adoração ao Santíssimo e depois a Procissão do Silêncio, quando os católicos saem as ruas nas proximidades da igreja, com velas para lembrar o calvário de Cristo. Em Campina Grande, a missa dos Santos Óleos será realizada às 8h30, a missa do Lava-pés, às 17h, e uma vigília eucarística, com encerramento previsto para 22h.
A Via Sacra na Basílica de Nossa Senhora das Neves terá inicio às 9h, seguida pelo ofício das Trevas ao meio-dia. Às 15h, será realizada a celebração da Paixão, seguida pela Procissão do Senhor Morto. Em Campina Grande, a celebração da Paixão será realizada também a partir das 15h, comandada por dom Manoel Delson, e a procissão, percorrendo as principais ruas do centro da cidade, às 16h.
O encerramento do Tríduo Pascal será marcado pela Vigília Pascal, às 19h, na Basílica de Nossa Senhora das Neves, e às 20h, na Catedral de Nossa Senhora da Conceição. Para festejar o domingo de Páscoa, serão realizadas três missas na Catedral, em João Pessoa, às 6h, 9h e 18h, e ainda outra celebração às 19h15, no Colégio Marista Pio X.
Na Catedral de Nossa Senhora da Conceição, a missa de Páscoa será realizada às 10h. Ao falar sobre a preparação da igreja e dos cristãos para a rememória dos últimos dias de vida de Cristo, o vigário geral da Diocese de Campina Grande, padre Márcio Henrique, destacou que, após as reflexões do período da Quaresma, este é um momento em que os católicos intensificam as suas orações e celebram o mistério da morte e ressurreição de Cristo. Ele lembra aos fiéis que o período da Semana Santa não é apenas um feriado para o descanso, mas sim tempo de refletir o evangelho. Para o sacerdote, a Páscoa “é momento de celebrar o mistério da Paixão, é tempo de mudança de vida e de conversão”.
Celebrações
Conforme informou a Pastoral da Comunicação da Diocese de Campina Grande, as demais paróquias da cidade também realizarão suas próprias celebrações.
A programação completa das igrejas de Campina para a Semana Santa pode ser conferida acessando o site da Diocese através do endereço eletrônico.
Comentários