VIDA URBANA
Personagens campinenes inspiram criação de comédia
Segundo Saulo Queiroz, a inspiração para produzir o texto “Os colunistas” partiu da disputa entre dois colunistas campinenes
Publicado em 11/10/2012 às 6:00
Foi utilizando do gênero que provoca risos, a comédia, que o ator e diretor teatral Saulo Queiroz preferiu homenagear os 148 anos de Campina Grande. Para compor o texto, que os leitores do JORNAL DA PARAÍBA estão tendo o privilégio de conhecer em primeira mão, a sinopse e os personagens da peça, já que ela é inédita, Saulo se inspirou em acontecimentos e personagens de Campina Grande.
Segundo Saulo Queiroz, a inspiração para produzir o texto “Os colunistas” partiu da disputa entre dois colunistas campinenes, Rosenildo do Rêgo e Dorivan da Costa, mais conhecidos como Rô e Dô, que atuaram na cidade até a década de 1990. A comédia narra os bastidores da produção de duas colunas sociais em Campina Grande, mas neste texto, o diretor teatral utiliza o termo Rainha da Serra, por a cidade se situar no topo e no centro da Serra da Borborema. “A essência da disputa é real, mas os fatos presentes no texto foram criados com total liberdade artística”, ressaltou.
Da amizade que se formou inicialmente entre Rô e Dô quando trabalhavam juntos, o desfecho da vida dos dois resultou em brigas, momento em que Rosenildo declara guerra a Dorivan e corta relações definitivamente, fazendo dele o alvo preferido de suas fofocas diárias. De acordo com Saulo, o ex-pupilo de Rô contra-ataca com uma campanha de difamação contra o ex-patrão. Os dois terminam a trama inimigos. Mas para quem quiser saber detalhes dessa comédia, é preciso esperar a sua estreia.
Saulo Queiroz
Ator, autor, diretor teatral, radialista e jornalista, Saulo Queiroz nasceu em Campina Grande em 1968. Possui experiência no rádio, TV e jornal, além de ter encenado inúmeras comédias de sucesso na Paraíba. Entre os seus êxitos de público na área teatral destacam-se 'Machos', 'Fêmeas', 'As malditas', 'As Coroas', 'Convite Para a Morte', entre outros. Dirigiu o Teatro Municipal de Campina Grande de janeiro de 2003 a abril de 2006 e atualmente faz parte do Núcleo de Teatro da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).
Pela UEPB montou a tragédia 'Medéia', premiada como melhor espetáculo e melhor direção em 2008, na Mostra Estadual de Teatro e Dança. Seu texto 'Convite Para a Morte' recebeu o prêmio Myriam Muniz do Ministério da Cultura e o consagrou também como Destaque em Dramaturgia da Paraíba no ano de 2004.
Comentários