icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Personagens campinenes inspiram criação de comédia

Segundo Saulo Queiroz, a inspiração para produzir o texto “Os colunistas” partiu da disputa entre dois colunistas campinenes

Publicado em 11/10/2012 às 6:00

Foi utilizando do gênero que provoca risos, a comédia, que o ator e diretor teatral Saulo Queiroz preferiu homenagear os 148 anos de Campina Grande. Para compor o texto, que os leitores do JORNAL DA PARAÍBA estão tendo o privilégio de conhecer em primeira mão, a sinopse e os personagens da peça, já que ela é inédita, Saulo se inspirou em acontecimentos e personagens de Campina Grande.

Segundo Saulo Queiroz, a inspiração para produzir o texto “Os colunistas” partiu da disputa entre dois colunistas campinenes, Rosenildo do Rêgo e Dorivan da Costa, mais conhecidos como Rô e Dô, que atuaram na cidade até a década de 1990. A comédia narra os bastidores da produção de duas colunas sociais em Campina Grande, mas neste texto, o diretor teatral utiliza o termo Rainha da Serra, por a cidade se situar no topo e no centro da Serra da Borborema. “A essência da disputa é real, mas os fatos presentes no texto foram criados com total liberdade artística”, ressaltou.

Da amizade que se formou inicialmente entre Rô e Dô quando trabalhavam juntos, o desfecho da vida dos dois resultou em brigas, momento em que Rosenildo declara guerra a Dorivan e corta relações definitivamente, fazendo dele o alvo preferido de suas fofocas diárias. De acordo com Saulo, o ex-pupilo de Rô contra-ataca com uma campanha de difamação contra o ex-patrão. Os dois terminam a trama inimigos. Mas para quem quiser saber detalhes dessa comédia, é preciso esperar a sua estreia.


Saulo Queiroz

Ator, autor, diretor teatral, radialista e jornalista, Saulo Queiroz nasceu em Campina Grande em 1968. Possui experiência no rádio, TV e jornal, além de ter encenado inúmeras comédias de sucesso na Paraíba. Entre os seus êxitos de público na área teatral destacam-se 'Machos', 'Fêmeas', 'As malditas', 'As Coroas', 'Convite Para a Morte', entre outros. Dirigiu o Teatro Municipal de Campina Grande de janeiro de 2003 a abril de 2006 e atualmente faz parte do Núcleo de Teatro da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Pela UEPB montou a tragédia 'Medéia', premiada como melhor espetáculo e melhor direção em 2008, na Mostra Estadual de Teatro e Dança. Seu texto 'Convite Para a Morte' recebeu o prêmio Myriam Muniz do Ministério da Cultura e o consagrou também como Destaque em Dramaturgia da Paraíba no ano de 2004.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp