COTIDIANO
Teerã promete bloquear Ormuz
Primeiro vice-presidente do Irã advertiu países ocidentais de que país interromperá passagem pelo estreito de Ormuz, no Golfo, se forem impostas sanções às exportações iranianas de petróleo.
Publicado em 28/12/2011 às 8:00
O primeiro vice-presidente do Irã, Mohammad Reza Rahimi, advertiu ontem os países ocidentais de que, se forem impostas sanções às exportações iranianas de petróleo, o país interromperá a passagem pelo estreito de Ormuz, no Golfo. "Se eles [países do Ocidente] impuserem sanções às exportações de petróleo do Irã, então nem mesmo uma gota de petróleo poderá fluir pelo estreito de Ormuz", disse Rahimi.
Cerca de um terço de todo o petróleo transportado por mar atravessou Ormuz em 2009, de acordo com a EIA (sigla em inglês para Administração de Informação de Energia), dos Estados Unidos, e navios americanos patrulham a área para garantir a segurança na passagem.
Rahimi ressaltou que o Irã não está interessado por "qualquer hostilidade".
Segundo ele, os "inimigos" do Irã só vão desistir de suas tramas contra o país quando receberem uma resposta dura vinda da república islâmica. EUA, Reino Unido, Canadá e países da União Europeia (UE) defendem há semanas aumentar as sanções contra o Irã por conta de um relatório da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) sugerindo que o país tenta dotar-se de armas nucleares.
Comentários