COTIDIANO
Ataque perto do Khan el-Khalili mata e fere turistas no Cairo
Mulher francesa foi morta após explosão no Egito, diz ministro. Entre os feridos estão franceses, alemão e sauditas.
Publicado em 22/02/2009 às 19:38
Do G1
Quatro pessoas morreram, inclusive um mulher francesa e outro estrangeiro, em uma explosão perto de uma popular área turística na capital egípcia, Cairo, neste domingo, de acordo com fontes de segurança e policiais.
A explosão ocorreu perto do mercado histórico de Khan el-Khalili, no leste de Cairo, onde turistas compram lembranças e frequentam cafés. O ministro da Saúde egípcio, Hatem el-Gabali, disse que uma mulher francesa estava entre os mortos.
Ao menos um artefato explodiu após ser atirado de uma motocicleta e especialistas antibomba estavam tentando desativar um segundo artefato que também havia sido jogado, adicionaram as fontes.
Não se sabe quem efetuou o ataque ou se os turistas foram atingidos deliberadamente, embora militantes islâmicos tenham atacado a indústria turística do país nas últimas décadas, com ataques a bomba e tiros.
Vítimas
O ministro disse que 17 pessoas ficaram feridas, inclusive 10 turistas franceses, um alemão e três sauditas.
As fontes disseram que seis pessoas ficaram gravemente feridas.
O turismo no Egito, país árabe mais populoso, atingiu níveis recordes no ano passado após período de calma em ataques letais nos últimos anos.
Mas em setembro de 2008, homens encapuzados sequestraram 19 pessoas, incluindo 11 turistas, durante um safári em uma área remota desértica perto da fronteira com o Sudão e a Líbia. Todos foram liberados sem ferimentos.
Comentários