COTIDIANO
Escola instala câmera no banheiro sem conhecimento dos alunos
Após equipamento ser descoberto, Secretaria de Educação mandou escola retirá-lo. Conforme direção da instituição, objetivo era evitar vandalismo.
Publicado em 16/07/2010 às 9:38
Do G1
Um dia depois de divulgadas imagens que mostram uma câmera colocada no banheiro de uma escola particular em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, a Secretaria estadual de Educação mandou a direção do colégio retirar os equipamentos do local.
“Não deviam nem ter colocado câmera no banheiro das meninas”, reclama uma aluna. “É uma falta de respeito com os alunos, tirando a sua intimidade”, completa um morador da cidade.
“Pediram para eu tirar, eu tirei”, afirmou a diretora Celina Mateus Barbosa, que alegou que o equipamento servia para evitar atos de vandalismo. Apesar de as câmeras terem sido instaladas sem a autorização da secretaria, a direção ainda não recebeu nenhuma punição. Mas a secretaria abriu sindicância para apurar o caso.
As imagens
A câmera foi descoberta depois que uma estudante desconfiou que estaria sendo filmada e encontrou o equipamento numa ‘caixinha’ branca colocada no banheiro há duas semanas. Ela resolveu mexer, filmou tudo e levou o vídeo para a mãe ver em casa. A mãe procurou o Ministério Público.
“O mundo virtual está muito rápido. As coisas que acontecem hoje, hoje mesmo já estão na internet. E se acontece de alguma dessas imagens cair na internet?”, explica a mãe
A direção alega que, como a câmera ficava fora dos boxes do banheiro, não feria a privacidade dos alunos. “Quando acontece alguma coisa, a gente usa o tempo exato da câmera para saber quem foi o autor. Ninguém fica aqui o dia todo olhando câmera”, explicou Celina Mateus.
OAB condena atitude da escola
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) condenou a atitude da escola. "Isso fere a privacidade desses estudantes. Isso fere inclusive a honra", disse Wadih Damous, presidente da OAB-RJ.
A Secretaria estadual de Educação informou que a instalação dos equipamentos foi uma decisão isolada da direção da escola e que repudia qualquer prática que possa tirar a privacidade dos alunos.
Comentários