icon search
icon search
home icon Home > cotidiano
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

COTIDIANO

Escola instala câmera no banheiro sem conhecimento dos alunos

Após equipamento ser descoberto, Secretaria de Educação mandou escola retirá-lo. Conforme direção da instituição, objetivo era evitar vandalismo.  

Publicado em 16/07/2010 às 9:38

Do G1

Um dia depois de divulgadas imagens que mostram uma câmera colocada no banheiro de uma escola particular em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, a Secretaria estadual de Educação mandou a direção do colégio retirar os equipamentos do local.

“Não deviam nem ter colocado câmera no banheiro das meninas”, reclama uma aluna. “É uma falta de respeito com os alunos, tirando a sua intimidade”, completa um morador da cidade.

“Pediram para eu tirar, eu tirei”, afirmou a diretora Celina Mateus Barbosa, que alegou que o equipamento servia para evitar atos de vandalismo. Apesar de as câmeras terem sido instaladas sem a autorização da secretaria, a direção ainda não recebeu nenhuma punição. Mas a secretaria abriu sindicância para apurar o caso.

As imagens
A câmera foi descoberta depois que uma estudante desconfiou que estaria sendo filmada e encontrou o equipamento numa ‘caixinha’ branca colocada no banheiro há duas semanas. Ela resolveu mexer, filmou tudo e levou o vídeo para a mãe ver em casa. A mãe procurou o Ministério Público.

“O mundo virtual está muito rápido. As coisas que acontecem hoje, hoje mesmo já estão na internet. E se acontece de alguma dessas imagens cair na internet?”, explica a mãe

A direção alega que, como a câmera ficava fora dos boxes do banheiro, não feria a privacidade dos alunos. “Quando acontece alguma coisa, a gente usa o tempo exato da câmera para saber quem foi o autor. Ninguém fica aqui o dia todo olhando câmera”, explicou Celina Mateus.

OAB condena atitude da escola
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) condenou a atitude da escola. "Isso fere a privacidade desses estudantes. Isso fere inclusive a honra", disse Wadih Damous, presidente da OAB-RJ.

A Secretaria estadual de Educação informou que a instalação dos equipamentos foi uma decisão isolada da direção da escola e que repudia qualquer prática que possa tirar a privacidade dos alunos.

Veja vídeo no G1

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp