icon search
icon search
home icon Home > economia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ECONOMIA

BC anuncia pagamento via celular

Sistema de Pagamento Móvel,que ainda precisa de legislação específica, permitirá fazer transferências e pagamentos pelo celular

Publicado em 30/10/2012 às 6:00


O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, anunciou ontem a criação do Sistema de Pagamento Móvel, que permitirá fazer transferências e pagamentos pelo celular. Ao lado dos ministros Paulo Bernardo (Comunicações) e Tereza Campello (Desenvolvimento Social), ele defendeu a adoção de medidas para facilitar o acesso de pessoas que hoje estão fora do sistema financeiro como importante para a atuação do BC e o controle da inflação.

"Em uma sociedade plenamente incluída financeiramente, oscilações nas taxas de juros tendem a ter implicações mais fortes na expansão ou retração da demanda agregada facilitando e reduzindo o custo do controle da inflação", enfatizou Tombini.

Ele acrescentou que a "eficiência do sistema financeiro e a estabilidade do poder de compra da moeda são objetivos que caminham juntos".

O novo sistema de pagamentos ainda precisa de legislação específica, como antecipou a Folha de S.Paulo.

De acordo com Bernardo, o texto está em discussão na Casa Civil e faz parte da estratégia da gestão Dilma Rousseff, de diminuir os custos das transações financeiras. A ideia, segundo ele, é que o texto seja encaminhado ao Congresso nos próximos dias.

"É uma necessidade. Precisamos reduzir os custos [das operações bancárias]", afirmou. Segundo o ministro, "as operadoras vão ganhar, os bancos vão ganhar, mas acho que o grande benefício será a redução do custo para o consumidor", defendeu.

EM DINHEIRO
O ministro destacou que a quantidade de pessoas que recebem salários e outros pagamentos em espécie no Brasil ainda é muito grande e não é exclusividade da classe de menor renda. "Nas classes A e B, 38% recebem seus pagamentos em dinheiro", disse.

A ideia é que as pessoas possam usar o celular para fazer transferências e pagamento. Haverá um limite que será regulamentado pelo Banco Central.

Bernardo defendeu como ponto importante para o avanço da ideia do Sistema de Pagamento Móvel uma total comunicação com os sistemas atuais, evitando que possa haver um modelo fechado, desenvolvido por determinados bancos ou operadores e que não se comunica com os outros existentes.

Beneficiários do Bolsa Família e aposentados do INSS serão um dos alvos do novo sistema.

A ministra Tereza Campello destacou que metade das famílias inscritas no Bolsa Família nunca tomou crédito junto a bancos.

No entanto, elas já pediram dinheiro emprestado com amigos, família ou organizações religiosas.

O dado, segundo a ministra, faz parte de uma pesquisa feita pelo governo e mostra que o espaço criação de produtos e serviços voltados para essa população é vasto. No entanto, ela ressalta que é preciso "desenhar produtos para essa população" e, não, adaptar o que já existe no mercado.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp