ECONOMIA
Procon apreende mercadoria vencida
Operação foi realizada após denúncia sobre a comercialização de produtos vencidos em supermercado.
Publicado em 16/08/2014 às 6:00 | Atualizado em 07/03/2024 às 16:00
Cerca de 60 quilos de carne estragada e quase 20 quilos de cereais vencidos foram apreendidos durante a tarde de ontem em um supermercado localizado no Centro de Cabedelo, Região Metropolitana de João Pessoa. A operação foi realizada pelo Procon do município através de uma denúncia sobre a comercialização de produtos fora da validade no estabelecimento.
De acordo com o secretário do Procon de Cabedelo, Francinaldo de Oliveira, durante o flagrante foram encontrados pacotes com quilos de peixes cujo prazo de validade expirou há dois meses. No entanto, os produtos continuavam à venda na seção de frios da loja. “Quando a gente chegou havia pessoas comprando. Fizemos o alerta e recolhemos a mercadoria”, disse o secretário.
Ainda segundo Francinaldo de Oliveira, muitos dos produtos vencidos estavam em promoção, como o macarrão instantâneo e, enquanto os fiscais do Procon vistoriavam o setor de frios, funcionários do supermercado recolheram outras mercadorias que estavam à venda nas demais seções.
“Mesmo vencidos, esses produtos continuavam nas prateleiras e as pessoas estavam comprando sem observar a validade. O gerente da loja alegou que a vistoria para verificar a validade dos produtos acontecia toda semana. Mas, acreditamos que não porque as carnes estavam há muito tempo vencidas. Foi pura irresponsabilidade”, completou.
O supermercado foi notificado e a mercadoria recolhida pelos fiscais do Procon foi encaminhada para análise na Vigilância Sanitária de Cabedelo. Segundo Francinaldo de Oliveira, os responsáveis pelo estabelecimento terão 10 dias para apresentar a defesa à Vigilância Sanitária e ao órgão de defesa do consumidor. “Dependendo da decisão administrativa sobre as irregularidades, a multa aplicada ao estabelecimento pode chegar até R$ 50mil”, lembrou o representante do Procon.
Este foi o primeiro supermercado notificado pelo Procon de Cabedelo este ano. Segundo o secretário do órgão, até o final deste mês outros supermercados da cidade e mercadinhos serão fiscalizados.
Comentários