COTIDIANO
Explosão mata 5 na Síria e libaneses são sequestrados
Atentado a bomba no bairro de Qaboun deixou pelo menos cinco pessoa mortas; área atacada é alvo frequente de protestos.
Publicado em 23/05/2012 às 6:30
Ao menos cinco pessoas morreram ontem na explosão de uma bomba em Damasco, capital síria, segundo a agência de notícias estatal Sana.
Havia divergências sobre se a explosão ocorreu em um restaurante ou em um posto policial. A área atacada - o bairro de Qaboun, alvo frequente de protestos contra o regime sírio - é considerada de alto risco para jornalistas.
No norte do país, próximo à cidade de Aleppo, ao menos 11 peregrinos libaneses xiitas foram sequestrados supostamente por rebeldes sírios - a autoria não está confirmada.
O sequestro provocou protestos no sul de Beirute e no vale do Bekaa. O líder do Hizbollah, Hassan Nasrallah, fez um apelo por calma. "Não queremos um conflito, isso é ilegítimo. Aqueles imigrantes sírios são nossos irmãos e não queremos nenhuma ação violenta que não ajude a causa", disse.
O governo libanês contatou tanto as autoridades sírias quanto governos com laços com os rebeldes para conseguir a libertação dos reféns, segundo Nasrallah.
Ainda ontem, grupos libaneses contrários e favoráveis ao regime de Damasco entraram em confronto na capital do Líbano, deixando um saldo de dois mortos.
A ONU mantém atualmente 257 observadores desarmados para monitorar a precária trégua em vigor na Síria desde 12 de abril. A ONU estima que mais de dez mil pessoas morreram na Síria desde março de 2011.
Comentários