icon search
icon search
home icon Home > cotidiano
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

COTIDIANO

Levantamento mostra que 150 pessoas foram detidas em 2011

A maioria das prisões foram por tráfico de drogas e os detidos são jovens com idade entre 18 a 30 anos.

Publicado em 24/09/2011 às 6:30

Levantamento feito pela Delegacia de Repressão a Entorpecente mostra que de todas as 150 pessoas detidas este ano, em João Pessoa e na região metropolitana, por ter relação com o tráfico de drogas, 90% eram ex- presidiários ou familiares de detentos, totalizando 135 pessoas na prática criminosa. O balanço mostrou ainda que a grande maioria das pessoas envolvidas com o tráfico são jovens com idade entre 18 e 30 anos.

“São pessoas que traficam as drogas e são presas, com isso quem passa a gerenciar a ‘boca de fumo’ é a esposa, um irmão, um filho.

Quando eles saem da cadeia reassumem o comando do tráfico, é quando a esposa ou outro parente é detido. O que nós percebemos é que o gereciamento do crime é repassado de acordo com as pessoas detidas,” explicou o delegado Allan Murilo Terruel, titular da Delegacia de Repressão a Entorpecentes.

O delegado ainda revelou que as investigações estão focadas no princípio do tráfico, desde a entrega da droga na Paraíba até a comercialização nas ‘bocas de fumo’. Com esse trabalho a polícia conseguiu identificar traficantes e locais de comercialização. “Nós focamos nas investigações e a partir disso conseguimos entender como funciona toda a rede de tráfico que acontece em João Pessoa e região metropolitana,” completou o delegado.

Já o delegado Ramirez de Almeida contou que a participação de detentos no tráfico de drogas também foi confirmada e que a delegacia está realizando um mapeamento de todas as áreas que possuem ‘boca de fumo’. “É um trabalho difícil porque os traficantes se deslocam com frequência, exitem casos de traficantes de Santa Rita que vem atuar aqui na capital. O que também dificulta esse trabalho é o fato de novos pontos para venda de drogas surgirem a cada dia,” disse.

As três equipes da delegacia têm a meta de realizar semanalmente pelo menos uma prisão em flagrante por tráfico de drogas.

Rota
De acordo com o delegado Allan Murilo, os traficantes utilizam três rotas para entregar drogas na Paraíba. Nas terrestres, eles transportam as drogas geralmente por rodovias estaduais do Sertão e Cariri e fornecedores são criminosos de países como Colômbia e Bolívia.

Disque-Denúncia
Denúncias através do Disque-Denúncia, pelo número 197, auxiliaram a polícia a efetuar a prisão de 60 traficantes em João Pessoa. A delegada Daniela Vicuuna, gerente da Polícia Civil Metropolitana destacou a importância deste serviço e convocou a população a denunciar ‘bocas de fumo’.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp