icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

SES realiza ação na capital para prevenir e diagnosticar diabetes

Em parceria com instituições de ensino, Secretaria de Estado da Saúde realiza ação no centro da capital, lembrando o 'Dia Mundial do Diabetes'.

Publicado em 15/11/2012 às 6:00


As pessoas que transitavam pelo Ponto de Cem Réis, no Centro de João Pessoa, na manhã de ontem, tiveram a oportunidade de fazer testes rápidos e gratuitos de glicemia, aferição da pressão arterial e avaliação antropométrica, que calcula o Índice de Massa Corporal (IMC). Os serviços foram prestados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com instituições privadas de ensino e órgãos públicos, em comemoração ao 'Dia Mundial do Diabetes'. A estimativa da chefe do Núcleo de Doenças e Agravos Não Transmissíveis da SES, Gerlane Carvalho, é que entre 500 e 800 pessoas tenham sido atendidas.

De acordo com estimativas do Ministério da Saúde, baseado no Pacto pela Saúde, cerca de 5,3% da população de João Pessoa e da Paraíba é diabética. Segundo os dados, no Estado existem cerca de 199.626 diabéticos, sendo que só em João Pessoa são 38.346 pessoas com a doença.

Segundo Gerlane Carvalho, o objetivo da ação, além de comemorar a data, é chamar a atenção da população no que diz respeito à prevenção e tratamento adequado, a fim de promover melhor qualidade de vida às pessoas. “Pretendemos sensibilizar e alertar a população para a diabetes, pois como ela é uma doença silenciosa e assintomática é preciso que sejam feitos esses testes constantemente. Aqui, os casos que forem detectados serão encaminhados aos postos do Programa Saúde da Família (PSF) para que recebam o tratamento adequado”, afirmou.

A dona de casa Graça Luna, 60 anos, nem se importou com o tamanho da fila e aguardou sua vez para fazer o teste de glicemia. “Ia passando e vi as tendas, então vim me informar do que se tratava e aproveitei a oportunidade para fazer o teste”, afirmou.

Já o aposentado Sebastião Pereira, 68 anos, decidiu fazer o teste por temer a diabetes. “Minha mãe é diabética, então vou fazer o teste para ver se eu também corro o risco de ser. Caso a minha taxa esteja elevada, vou aproveitar os profissionais que estão aqui para receber logo as orientações”, declarou.

Conforme Gerlane Carvalho explicou, a obesidade e o tabagismo são indícios de riscos para quem sofre de diabetes, por isso na ocasião também foram oferecidas orientações nutricionais e sobre o tabagismo, inclusive com o teste Fagerstrom, que avalia o grau de dependência à nicotina, além de apoio psicológico.

“Muitos fumantes se queixam de medo ou até mesmo incapacidade de largar o vício, então avaliamos o índice de dependência e damos todas as orientações sobre os centros de ajuda, bem como o psicólogo, aqui presente, dá todo apoio necessário a esse paciente”, pontuou ao acrescentar que ainda houve orientações aos fumantes sobre a doença renal e hemodiálise.

Na orientação nutricional, os alunos do curso de Nutrição, sob orientação da professora e nutricionista Michelle Pinto, orientaram as pessoas que foram detectadas com diabetes, para que a partir de então, sigam uma alimentação saudável e balanceada para controlar a taxa de açúcar no sangue.

A ação contou com o apoio dos estudantes e professores das faculdades particulares (aferição da pressão arterial, glicemia e avaliações nutricional e antropométrica), além de profissionais de um hospital que presta serviços nefrológicos, que repassaram informações sobre doença renal e hemodiálise, e da Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa), com orientações sobre o tabagismo.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp