icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

TCE-PB emite 10 alertas para prefeituras por falhas na gestão orçamentária em duas semanas de 2019

Documentos são produtos do Acompanhamento da Gestão em Tempo Real.

Publicado em 18/01/2019 às 18:41 | Atualizado em 18/01/2019 às 18:53


                                        
                                            TCE-PB emite 10 alertas para prefeituras por falhas na gestão orçamentária em duas semanas de 2019
Foto: TCE-PB/Divulgação

Concurso do TCE

Dez alertas já foram emitidos para gestores municipais paraibanos neste primeiros 17 dias do ano pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB). Os documentos são produtos do Acompanhamento da Gestão em Tempo Real realizado pelo Tribunal, que chega a seu terceiro ano de implantação no formato atual. Os alertas foram emitidos pelos conselheiros André Carlo Torres, Fernando Catão e Marcos Antonio da Costa.

Os objetos de exame dos auditores neste momento foram as ferramentas de transparência dos municípios – Site, Portal Transparência e E-SIC (Serviço eletrônico de Informações ao Cidadão). A análise seguiu preceitos estabelecidos na Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar 101/00), Lei de Acesso à Informação (Lei 12.527/11) e em Resolução Normativa do próprio Tribunal (RN-TC 02/2017). Foram detectadas inconformidades em Alhandra, Mamanguape, Cuité de Mamanguape, Cabedelo, Aroeiras, Fagundes, Natuba e Bacamarte.

O principal problema observado foi  ausência de divulgação dos instrumentos orçamentários e respectivos anexos vigentes para o exercício 2019 – Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA). Além disso, os gestores também foram alertados quanto a falta de informações sobre vários itens imprescindíveis, como licitações, despesas referentes ao exercício 2019, frota de veículos do município, cadastro dos servidores e respectivas remunerações, entre outros.

Os alertas cumprem papel importante dos processos de Acompanhamento da Gestão: o de demonstrar eventuais falhas e orientar os gestores no sentido de corrigi-las ainda durante o exercício, evitando assim a consolidação de prejuízos para a sociedade. Os gestores informaram ao Tribunal de Contas do Estado que vão resolver as inconsistências

Emissão de cheques

A Prefeitura de Alhandra, no Litoral da Paraíba, por exemplo, foi alvo de dois alertas. Em um deles, notifica o prefeito Renato Mendes Leite no sentido de que sejam recolhidos a “respectiva conta bancária os saldos mantidos em caixa e que o gestor se abstenha da prática de movimentação de recursos por meio do caixa, devendo os cheques ser emitidos sempre nominalmente ao credor e no valor exato da despesa por ele executada, sob pena de imposição de multa e de débito em face da ausência de aplicação financeiro das disponibilidades mantidas em espécie aos cuidados da tesouraria das unidades gestoras vinculadas ao Executivo Municipal”.

Falta de transparência

O TCE emitiu alerta ao prefeito de Aroeiras, no Cariri da Paraíba, Mylton Aguiar Marques, “no sentido de que adote medidas de prevenção ou correção, conforme o caso, relativamente aos seguintes fatos: ausência dos instrumentos orçamentários: PPA, LDO e LOA vigentes para o exercício 2019 ; não funcionamento do link disponibilizado para o E-SIC e ausência do endereço para o SIC Físico; ausência de cadastro dos servidores municipais, bem como não divulgação da remuneração dos mesmos; ausência de transparência das despesas totais com fornecedores, prejudicando assim o controle social; e ausência de informações dos convênios firmados".

Imagem

Josusmar Barbosa

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp