POLÍTICA
Site oficial do governo da Paraíba é invadido por hacker
Segundo a Secretaria de Comunicação, Codata está trabalhando para restaurar a página.
Publicado em 28/01/2019 às 8:54 | Atualizado em 28/01/2019 às 18:00
O site oficial do governo da Paraíba saiu do ar após ser alvo de um ataque hacker na noite de domingo (27). Houve uma invasão ao sistema e quem acessava a página via uma mensagem que informava a ação criminosa ao invés do conteúdo da administração estadual. De acordo com a Secretaria de Comunicação, a Companhia de Processamento de Dados da Paraíba (Codata) está trabalhando na restauração da página e vai ser feito um trabalho para se identificar o responsável pela ação.
“Estado da Paraíba Hackeado. Alimentam-se da corrupção, como o verme se alimenta do cadáver. Como a larva que, se deixarmos, vira borboleta”, dizia a mensagem publicada na página do governo após a invasão. No texto, o autor da invasão deixou o perfil dele no Twitter. O JORNAL DA PARAÍBA entrou na rede social e constatou que ele fez uma publicação informando do ataque. Segundo ele, além da página central, outras cinco foram atacadas.
Estado da Paraíba Stamped by PRdV Team ! #Malokin_https://t.co/11ZzPYFDv2https://t.co/JUZfZ6ZF5hhttps://t.co/7sT3jAOgCshttps://t.co/F8JedSVj0Shttps://t.co/ydEPtmQzLThttps://t.co/sCZWdZ8gdL Zone H [ OK ] pic.twitter.com/5hPPxwLRgw
— Malokin_ (@MalokinSecurity) 27 de janeiro de 2019
O secretário de Comunicação do Estado, Luís Torres, disse que tão logo o ataque foi percebido a Codata foi avisada e rapidamente desfez a ação. Ele ressaltou que a Companhia está trabalhando na recuperação do conteúdo e reativando os mecanismos de segurança.
“Ainda não há informações consolidadas a respeito das responsabilidades, mas tecnicamente se fará o possível para identificar. O portal do governo, com informações diversas e prestação de serviços, é uma ferramenta de grande utilidade social e de transparência, servindo a milhares de pessoas. Foi um ato criminoso de vandalismo, portanto. Em breve, estará no ar novamente”, destacou Torres.
Até a manhã desta segunda-feira (28), quem tentava acessar a página do governo da Paraíba estava sendo redirecionado para o Portal da Cidadania,uma outra plataforma da administração estadual focada apenas em serviços.
Comentários