ECONOMIA
'Todo modelo de negócios tem prazo de validade', diz professor da Fundação Dom Cabral
Marcelo Salim faz palestra em evento para presidentes e gestores de corporações em João Pessoa.
Publicado em 20/03/2019 às 15:26 | Atualizado em 21/03/2019 às 10:38
!['Todo modelo de negócios tem prazo de validade', diz professor da Fundação Dom Cabral](https://cdn.jornaldaparaiba.com.br/wp-content/uploads/2019/03/500x300/professor-da-Funda%C3%A7%C3%A3o-Dom-Cabral-Marcelo-7.webp?fallback=https%3A%2F%2Fcdn.jornaldaparaiba.com.br%2Fwp-content%2Fuploads%2F2019%2F03%2Fprofessor-da-Funda%25C3%25A7%25C3%25A3o-Dom-Cabral-Marcelo.jpg%3Fxid%3D533574&xid=533574)
“Todo modelo de negócios tem prazo de validade” e a melhor forma de descobrir para onde o mercado está indo é “mantendo o dedo no pulso do cliente”. Estas são duas das premissas que norteiam a participação do professor da Fundação Dom Cabral Marcelo Salim, que participa da edição 2019 do Liderar.
O evento, promovido em parceria pela H.Forte e Fundação Dom Cabral, reúne presidentes e gestores de corporações de médio e grande portes da Paraíba nesta quinta-feira (21) em João Pessoa.
Marcelo Salim é mestre em Engenharia de Sistemas e estudioso das áreas de Negócios e Empreendedorismo em instituições como a Stanford e o MIT, além de ter vasta experiência prática como empreendedor.
Segundo Marcelo, a “grande verdade” do mercado atual é que todo negócio vai se exaurindo e é preciso que as empresas pensem o todo no seu próximo negócio. “É muito difícil fazer isso quando você tem que entregar resultados, as pessoas estão mais preocupadas em fazer o que tem que ser feito”, alerta.
A razão principal para a resistência das organizações, na leitura do professor, é a existência do que ele chama de dois motores: um é o da operação, o outro da inovação. O da operação explora o modelo de negócio que a empresa já tem e procura fazer “mais do mesmo da melhor forma possível”. Essa atitude vai contra o motor da inovação.
A dificuldade em se abrir para os erros também atrapalha. “Inovar pressupõe você testar novas águas, cometer erros. Pressupõe começar do zero, tentar novas alternativas. Consequentemente, você vai cometer erros. Inovar é errar e errar cada vez menos na direção de um novo mercado. Mas muitas empresas não lidam bem com o erro”, explica.
O Liderar acontece no Hotel Manaíra, em João Pessoa, a partir das 9h. Os interessados em participar devem entrar em contato com a H.Forte através do telefone (83) 99635 5001 para consultar disponibilidade de vagas.
Comentários