icon search
icon search
home icon Home > economia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ECONOMIA

'Todo modelo de negócios tem prazo de validade', diz professor da Fundação Dom Cabral

Marcelo Salim faz palestra em evento para presidentes e gestores de corporações em João Pessoa.

Publicado em 20/03/2019 às 15:26 | Atualizado em 21/03/2019 às 10:38


                                        
                                            'Todo modelo de negócios tem prazo de validade', diz professor da Fundação Dom Cabral
Professor da Fundação Dom Cabral Marcelo Salim (Foto: Ricardo Murdocco)

“Todo modelo de negócios tem prazo de validade” e a melhor forma de descobrir para onde o mercado está indo é “mantendo o dedo no pulso do cliente”. Estas são duas das premissas que norteiam a participação do professor da Fundação Dom Cabral Marcelo Salim, que participa da edição 2019 do Liderar.

O evento, promovido em parceria pela H.Forte e Fundação Dom Cabral, reúne presidentes e gestores de corporações de médio e grande portes da Paraíba nesta quinta-feira (21) em João Pessoa.

Marcelo Salim é mestre em Engenharia de Sistemas e estudioso das áreas de Negócios e  Empreendedorismo em instituições como a Stanford e o MIT, além de ter vasta experiência prática como empreendedor.

Segundo Marcelo, a “grande verdade” do mercado atual é que todo negócio vai se exaurindo e é preciso que as empresas pensem o todo no seu próximo negócio. “É muito difícil fazer isso quando você tem que entregar resultados, as pessoas estão mais preocupadas em fazer o que tem que ser feito”, alerta.

A razão principal para a resistência das organizações, na leitura do professor, é a existência do que ele chama de dois motores: um é o da operação, o outro da inovação. O da operação explora o modelo de negócio que a empresa já tem e procura fazer “mais do mesmo da melhor forma possível”. Essa atitude vai contra o motor da inovação.

A dificuldade em se abrir para os erros também atrapalha. “Inovar pressupõe você testar novas águas, cometer erros. Pressupõe começar do zero, tentar novas alternativas. Consequentemente, você vai cometer erros. Inovar é errar e errar cada vez menos na direção de um novo mercado. Mas muitas empresas não lidam bem com o erro”, explica.

O Liderar acontece no Hotel Manaíra, em João Pessoa, a partir das 9h. Os interessados em participar devem entrar em contato com a H.Forte através do telefone (83) 99635 5001 para consultar disponibilidade de vagas.

Imagem

Aline Oliveira

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp