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VIDA URBANA

Disque 156: João Pessoa ganha serviço de denúncia contra violação de direitos

Serviço tem objetivo de proteger população mais vulnerável, como crianças, idosos e público LGBTQI+

Publicado em 27/04/2019 às 17:01 | Atualizado em 29/04/2019 às 8:23


                                        
                                            Disque 156: João Pessoa ganha serviço de denúncia contra violação de direitos

				
					Disque 156: João Pessoa ganha serviço de denúncia contra violação de direitos
Serviço vai funcionar todos os dias da semana (Foto: Arquivo).

A cidade de João Pessoa agora conta uma disque-denúncia para violação de direitos contra crianças, mulheres, idosos, público LGBTQI+ e outros segmentos vulneráveis . O Disque 156 é o primeiro serviço do tipo criado no Brasil, segundo a prefeitura da capital paraibana, que é a responsável por ele. As denúncias vão ser recebidas por equipes de plantão da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).

O Disque 156 é um serviço que funciona de 8h às 17h, com técnicos capacitados para escuta qualificada e o denunciante não precisa se identificar. Ele permite que a pessoa, vítima ou testemunha, denuncie qualquer violação de direitos, seja violência contra a mulher, à criança, jovens, o idoso e outros, que sofram discriminação ou preconceito de gênero, etnia, cor, entre outras situações.

“Qualquer cidadão pode contribuir dando voz especialmente aos mais vulneráveis, pois direitos humanos passa a ser uma questão não apenas de polícia, mas de cidadania”, diz o documento de criação do novo número. As informações serão repassadas para o sistema de Garantias de Direitos e monitoradas quanto aos procedimentos necessários.

“Este é um importante canal que a prefeitura abre e disponibiliza para as pessoas que se sintam violadas em seus direitos através dos mais diversos tipos de violência, seja contra a mulher, criança e adolescente, idoso, público LGBT, moradores de rua entre outros. A iniciativa é pioneira no país. As vítimas poderão ligar para o Disque 156, onde haverá uma equipe, inclusive aos finais de semana, que irá encaminhar a pessoa para o serviço adequado e monitorar esse atendimento”, destacou o secretário da Sedes, Diego Tavares.

Para o procurador de Justiça do Ministério Público da Paraíba (MPPB), Valberto Lira, a iniciativa da PMJP é muito bem vinda. “Nós precisamos trabalhar com o sistema de rede e tem que atender a todos os objetivos e segmentos. Logo, quando se oferece mais um canal para que as pessoas possam denunciar e a partir daí a rede começa a funcionar, logicamente isso é benéfico para a população em geral. Esse novo canal com certeza contribuirá muito para todos nós que trabalhamos nesse setor”, avaliou.

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Jhonathan Oliveira

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