POLÍTICA
UEPB pede empréstimo ao BNDES para construção de três campi
Solicitação da reitoria e da secretaria de Educação do Estado aconteceu durante encontro de comitiva paraibana com o presidente do BNDES para tratar do empréstimo ao Estado.
Publicado em 24/07/2009 às 10:13
Karoline Zilah
Com Secom-PB
Durante encontro de uma comitiva paraibana com a presidência do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), responsável por um empréstimo de mais de R$ 191 milhões ao Governo do Estado, a reitora da Universidade Estadual da Paraíba, Marlene Alves, aproveitou para solicitar um empréstimo para a construção de três campi.
O pedido também foi feito pelo secretário de Educação, Sales Gaudêncio. A instituição considerou a solicitação e orientou os paraibanos a readequarem o projeto para uma nova linha de crédito do BNDES que está atendendo, exclusivamente, áreas voltadas para universidades.
O encontro, ocorrido na manhã da quinta-feira (23) no Rio de Janeiro, teve a presença do governador José Maranhão (PMDB) e do presidente do banco, Luciano Coutinho, que garantiu aos paraibanos que o empréstimo de R$ 191 milhões para obras de reestruturação deverá chegar ao Estado na próxima semana.
Segundo o procurador geral do Estado, Marcelo Weick, que participou da comitiva, a parte burocrática para aquisição do empréstimo já está pronta, faltando a autorização da Secretaria do Tesouro Nacional, que está fazendo uma análise da ficha do Estado para o banco liberar o recurso.
“Tendo em vista a necessidade de liberação do empréstimo, a Secretaria do Tesouro reduziu o prazo de análise, que deveria ser de dez dias para três. A expectativa da direção do banco é da autorização sair segunda-feira (27) e após a assinatura do empréstimo o dinheiro entrará na conta do Estado dentro de três dias prazo dado, para publicação do contrato”, explicou.
Comentários