VIDA URBANA
Projeto de ajuda ao diagnóstico de infarto é desenvolvido por pesquisadores do IFPB
Exames de eletrocardiograma são analisados pelo sistema, e posteriormente, um sinal tridimensional sobre de saúde do paciente.
Publicado em 12/11/2019 às 18:26 | Atualizado em 13/11/2019 às 10:16
Estudantes e um professor do curso de Engenharia Elétrica do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), em João Pessoa, desenvolveram uma pesquisa para realizar diagnósticos de problemas cardíacos. O projeto “Detecção de Infarto Agudo do Miocárdio pela análise automática dos parâmetros extraídos do Vetorcardiograma” tem ajudado médicos através de conhecimentos em tecnologia, e deve circular nos hospitais de todo o país.
O projeto funciona a partir da utilização de um softwere que analisar o exame de eletrocardiograma e, posteriormente, gera um sinal de tridimensional sobre o estado de saúde do paciente examinado. O equipamento se aperfeiçoa conforme os pacientes o utilizam, através de inteligência artificial.
O trabalho surgiu a partir da ideia de que a pesquisa científica deve criar e aprimorar tecnologias responsáveis pela ajuda direta à comunidade, de acordo o professor idealizador do projeto, Carlos Danilo Regis. Para ele, as capacidades dos alunos para criarem soluções que ajudem a sociedade podem ser desenvolvidas na pesquisa.
Ainda conforme o professor, o sistema foi registrado e em breve deve ser testado em hospitais do Brasil. “Com esses testes, serão realizados ajustes, e a pesquisa poderá auxiliar os médicos, além de ser expandida para outras patologias”, comentou Carlos.
Comentários