icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Show de Gilberto Gil tem transmissão em tempo real pela internet

Xote, baião, xaxado, reggae, pop. No caldeirão musical de Gilberto Gil cabem todos os temperos.

Publicado em 28/06/2011 às 19:54

Da Secom-JP

Xote, baião, xaxado, reggae, pop. No caldeirão musical de Gilberto Gil cabem todos os temperos. Atração desta noite de terça-feira (28) no ‘São João de João Pessoa – O Melhor da Gente’, o cantor e compositor baiano vai mostrar composições recentes e sucessos da música nordestina que o consagraram em todo o país. O show começa a partir das 22h, no palco principal do Ponto Cem Réis. O evento será transmitido em tempo real pelo hotsite: http://www.ativawebgroup.com/saojoao2011/

Gilberto Gil apresentará o show ‘Fé na Festa’ – mesmo nome de um disco que lançou no ano passado, inteiramente dedicado aos ritmos nordestinos. Na entrevista que deu depois de passar o som com sua banda, na tarde de desta terça-feira (28), o cantor falou de sua alegria em voltar a João Pessoa, rever a Lagoa do Parque Solon de Lucena e perceber as mudanças por que tem passado a Capital paraibana.

Em sua entrevista, o baiano citou até o poeta Caixa D’Água, personagem típico das noites pessoenses, conhecido como 'poeta das madrugadas', que circulava pelas ruas do centro da Capital sempre vestindo terno branco. “Ele dizia: ‘Deixem o poeta beber vento’, era uma figura fantástica”, relembra.

Gil também contou da forte influência que Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro e os cantadores de viola tiveram em sua musicalidade. “Sou do sertão, vivi isso. Minha música vem da minha infância e abarca as novidades de hoje”, disse.

O velho e o novo – Segundo Gil, o disco ‘Fé na Festa’ é um retrato das transformações naturais que acontecem em todos os âmbitos da nossa vida. “Hoje em dia, a garotada do interior usa as motos para se locomover, não mais o jumento de antigamente. As canções do disco falam dessa adaptação. É algo que sempre vai acontecer, o cuidado que devemos ter é com o equilíbrio. Não sou a favor nem da tradição sem o novo, nem do novo que não leva em conta a tradição”, arrematou.

No seu show, Gil mostrará muitos xotes, baiões, xaxados e maxixes, além de reggae – o que agradará a todo o seu público. Ele estará acompanhado pelos músicos Jorge Gomes (zabumba), Artur Maia (baixo), Antonio Ferraguti (sanfona), Gustavo de Dalva (percussão), Sérgio Chiavazzoli (guitarra) e o violinista de formação erudita e jazzística Nicolas Krassik.

A apresentação do baiano será aberta pela banda paraibana Forró Caçuá, que traz em seu repertório composições de grandes nomes da música nordestina, a exemplo de Jackson do Pandeiro e Pinto do Acordeon.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp