VIDA URBANA
Covid-19: MPT registra mais de 500 denúncias de violações trabalhistas na PB
Maior das reclamações tem relação com a proteção à saúde e segurança dos colaboradores em meio à pandemia.
Publicado em 29/04/2020 às 17:11 | Atualizado em 30/04/2020 às 8:42
O Ministério Público da Paraíba (MPT) recebeu um total de 517 denúncias trabalhistas por problemas empregatícios relacionados à pandemia do novo coronavírus. Segundo o órgão, a maior parte das reclamações tem relação com a proteção à saúde e segurança dos colaboradores. As informações foram divulgadas nesta quarta-feira (29).
A partir das denúncias realizadas, pelo menos 131 investigações já foram abertas pelo MPT. O órgão tem divulgado uma série de notas técnicas para orientar os empregadores a adotar medidas de conscientização sobre a importância de se prevenir a contaminação pelo novo coronavírus em locais de trabalho.
Em todas as unidades do MPT no país os procuradores do órgão já expediram 30.224 documentos oficiais, como notificações, ofícios e requisições referentes à Covid-19. Até a segunda-feira (87) o MPT também havia realizado 155 procedimentos de mediação entre trabalhadores e empregadores, e ajuizado 56 ações civis públicas em casos onde não foi possível realizar uma solução extrajudicial dos conflitos.
Como denunciar irregularidades ao MPT
Para denunciar irregularidades os trabalhadores podem acessar o site do MPT, onde estão os números de celulares e outras informações importantes. As denúncias podem ser realizadas, ainda, através do aplicativa MPT Pardal, disponível em lojas de aplicativos para celulares com sistemas Android e IOS.
As denúncias podem ser acompanhadas pelas redes sociais do MPT, através da hashtag #MPTcontraoCoronavírus, no Instagram e Facebook. O órgão divulgou nestes locais a explicação detalhada de como oficializar as denúncias.
Comentários