VIDA URBANA
Trauma recebe certificado da ONA
Certificado é semelhante ao ISO e atesta a qualidade dos serviços, garantindo maior transparência e eficiência no atendimento médico.
Publicado em 20/03/2014 às 6:00 | Atualizado em 11/01/2024 às 18:43
O Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, é a quarta unidade hospitalar pública do Nordeste e a primeira da Paraíba a receber o certificado da Organização Nacional de Acreditação (ONA). O certificado é semelhante ao ISO e atesta a qualidade dos serviços prestados, garantindo maior transparência e eficiência no atendimento médico. A homologação do selo aconteceu na última sexta-feira.
De acordo com a assessoria de imprensa do Hospital de Emergência e Trauma, o processo para recebimento do selo foi iniciado no começo da gestão pactuada entre o governo do Estado e a Cruz Vermelha Brasileira. A intenção é melhorar a qualidade dos serviços desempenhados pelo Trauma, através do método de avaliação voluntário, periódico e reservado dos recursos institucionais de cada hospital para garantir a qualidade da assistência por meio de padrões previamente definidos.
O certificado de acreditação possibilita maior segurança para os pacientes e profissionais, qualidade da assistência. O caráter é eminentemente educativo, voltado para a melhoria contínua, sem finalidade de fiscalização ou controle oficial. O selo é uma indicação de que a instituição segue uma padronização e se preocupa com a qualidade em tudo o que faz para evitar a ocorrência de danos à saúde e à segurança do paciente.
“O Certificado de Acreditação vai melhorar ainda mais a qualidade dos serviços de saúde prestados na instituição, e consequentemente, a satisfação dos nossos usuários”, avaliou o diretor técnico do Hospital de Trauma, Edvan Benevides. Ele ainda ressaltou que por meio da Acreditação Hospitalar, a instituição de saúde tem a possibilidade de realizar um diagnóstico objetivo acerca do desempenho de seus processos, incluindo as atividades de cuidado direto ao paciente e aquelas de natureza administrativa.
Comentários