POLÍTICA
Genival Matias se licencia por 120 dias para contemplar aliado político
Com a chegada de médico,chega a nove o número de suplentes na Assembleia.
Publicado em 09/11/2017 às 9:23
O deputado estadual e presidente do Avante na Paraíba, Genival Matias, confirmou que se licencia sem remuneração do mandato parlamentar a partir desta quinta-feira (09) para tratar de assuntos pessoais. Com o seu afastamento da Assembleia Legislativa, quem assume é o suplente Américo Cabral (Avante), aumentando para nove o total de suplentes atualmente na Casa.
Genival Matias disse abre vaga ao correligionário político com o propósito de fortalecer a criação de diretórios do Avante em várias cidades da Paraíba e ampliar o número de filiados que concorrerão aos cargos de deputado estadual e federal em 2018. A expectativa do presidente do Avante é efetivar diretórios em 200 cidades paraibanas. "Vou tirar essa licença sem vencimento para que eu possa acompanhar de perto a efetivação de novos diretórios do Avante em diversas cidades. Pois é uma necessidade do partido e um pedido do diretório nacional uma vez que estamos em ano pré-eleitoral e temos que deixar a legenda completamente organizada, tendo em vista o crescimento e fortalecimento da sigla”, destacou.
Dança das cadeiras
Com a chegada de Américo Cabral, sobre para nove o número de suplentes ocupando cadeira na Casa. Mais recentemente, o deputado Tião Gomes, recém filiado ao Avante, tirou licença para contemplar o cabo Sérgio Rafael com um período na Assembleia Legislativa.
Dos deputados que já passaram ou estão na Assembleia Legislativa sem terem conquistado a titularidade nas urnas, dois já foram efetivados: Jullys Roberto (PMDB), beneficiado com a eleição José Aldemir (PEN), em Cajazeiras, e Antônio Mineral (PSDB), que assumiu em definitivo com a eleição de Dinaldinho Wanderley (PSDB), em Patos. Jullys, inclusive, se licenciou para beneficiar Anibal Marcolino (sem partido).
Dos suplentes, o mais antigo é o líder governista, Hervázio Bezerra (PSB). Além dele, ocupa vaga na Assembleia Legislativa atualmente Emano Santos (PTN), no lugar de Jutay Menezes (PRB); Arthur Cunha Lima Filho (PRTB), com a licença de Lindolfo Pires (PROS); Raoni Mendes (DEM), no lugar de Adriano Galdino (PSB); Guilherme Almeida (PSC), no lugar de Manoel Ludgério (PSD); e Eliza Virgília (PSDB), em substituição a Tovar Correia Lima (PSDB).
Sobre o novo deputado
O médico neurocirurgião Américo Cabral é natural da cidade de Natuba-PB, professor da Unicamp e Empresário. Foi candidato a deputado estadual em 2010 e obteve 14.462 votos. Voltou a disputar uma vaga na Assembleia em 2014 e foi votado por 10.796 eleitores paraibanos. Suplentes Américo Cabral (Avante) Anibal Marcolino (sem partido) Arthur Cunha Lima Filho (PRTB) Cabo Sérgio Rafael (Livres/PSL) Eliza Virgília (PSDB) Emano Santos (PTN) Guilherme Almeida (PSC) Hervázio Bezerra (PSB) Raoni Mendes (DEM)
Comentários