ECONOMIA
Volume de serviços da Paraíba acumula perda de 6,4% em 12 meses, diz IBGE
Apesar de alta, essa foi a segunda menor retração do Nordeste, de acordo com o IBGE.
Publicado em 11/09/2020 às 17:27
De acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) referente ao mês de julho, em 12 meses, o volume de serviços na Paraíba acumulou uma perda de 6,4%, sendo a segunda menor retração do Nordeste. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou o levantamento nesta sexta-feira (11).
Em comparação com o mês de junho deste ano, o IBGE contatou um crescimento de 2,3% no volume de serviços no estado, no mês de julho, abaixo da média brasileira (2,6%). O comparativo foi o 4º maior da região, ficando atrás apenas do verificado nos estados de Alagoas (9,5%), Pernambuco (4,6%) e Sergipe (3,3%). A receita nominal, por sua vez, teve uma alta um pouco menor, ficando em 1,2%, inferior ao indicador brasileiro (1,4%).
Já a queda registrada na receita nominal do setor paraibano ficou em 5,5%, e também foi maior que a apresentada no Brasil (4,5%). O estado teve a 2ª menor retração do Nordeste, maior apenas que a verificada no Maranhão (-3%).
O gerente da pesquisa, Rodrigo Lobo, explicou que no cenário nacional, diferentemente da indústria e do comércio, o setor de serviços tem apresentado uma recuperação rápida frente à crise financeira causada pela Covid-19. Segundo ele, essa recuperação se dá em virtude do peso que o setor representa na economia do país - 70%.
As maiores reduções do setor, ainda segundo a PMS , foram constatadas em junho do ano passado, quando a Paraíba registrou uma queda de 19,6% no volume de serviços e de 21,1% na receita nominal. A média brasileira também registrou quedas de 11,9% no volume e de 12,8% na receita nominal do setor.
Comentários