icon search
icon search
icon search
icon search
home icon Home > educação
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

EDUCAÇÃO

UFPB: 2ª melhor do país na OAB

Com índice de 84,48% UFPB obteve segundo melhor desempenho do país no último exame unificado da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Publicado em 18/05/2012 às 6:30


A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) foi a instituição com o segundo melhor desempenho do país no último exame unificado da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), com um índice de aprovação de 84,48%. Apesar disso, 11 das 12 faculdades paraibanas que têm o curso de Direito não conseguiram aprovar nem metade dos seus estudantes que estiveram presentes na 1ª fase do processo. A aprovação do exame é obrigatória para o exercício da advocacia.

A faculdade paraibana com o pior índice foi o Instituto Paraíba de Educação e Cultura (Ipec), também conhecido como Faculdade Paraibana (FAP), em João Pessoa, que aprovou apenas um dos 26 alunos que fizeram a primeira fase. O índice da instituição ficou em 3,85%. Duas faculdades aprovaram apenas quatro dos seus estudantes, a Maurício de Nassau, que registrou um índice de 12,12%, e a Faculdade Potiguar da Paraíba (FPB), hoje chamada UNIPB-FPB, com 10% de aprovados.

A coordenadora pedagógica da FAP, Telma Porto, atribui o número baixo desta e de outras faculdades aos alunos que concluíram o curso há muito tempo e resolveram só agora fazer o Exame de Ordem.

“Creditamos esse número menor ao fato de que pelo menos 20 alunos foram da primeira turma da faculdade, há cinco anos, e colocaram a FAP como origem institucional. No exame que teve o resultado divulgado em fevereiro, nós aprovamos 18% dos alunos e fomos a terceira melhor instituição particular da Paraíba”, justificou.

A coordenadora do curso de Direito da Maurício de Nassau, Cláudia Lessa, informou que o curso é novo e ainda não tem nenhuma turma concluinte. Segundo ela, os alunos da instituição fizeram o exame apenas por experiência e mesmo assim a Nassau ficou em 7º lugar entre as particulares. “Só no próximo período vamos ter concluintes e aí vamos ter preparações mais específicas para a OAB”, garantiu.

A advogada recém formada Samara Jully, que acabou de passar no exame da OAB, também defendeu a faculdade onde concluiu o curso de Direito, em janeiro deste ano. “Estudei na UNPBFPB e com certeza a instituição fez parte da minha formação e contribuiu para a minha aprovação. O corpo de professores é muito comprometido”, disse. “Acho que o critério de avaliação desse ranking não está bem estabelecido, conheço pessoas da minha faculdade que nem sequer concluíram o curso e já passaram no exame de ordem, por isso, esse percentual é relativo”. Por meio da assessoria, a direção da UNIPB-FPB disse que prefere não se pronunciar sobre o assunto.

UEPB E UFCG
Das instituições de ensino superior que não conseguiram alcançar o nível de 50%, as públicas foram as que tiveram o melhor desempenho. O campus de Campina Grande da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) aprovou 48,51% dos 105 alunos que estiveram presentes na primeira fase.

Na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), a proporção caiu para 44,93%, uma vez que 44 dos 144 que participaram da primeira etapa tiveram êxito no exame. No campus de Guarabira da UEPB, o percentual foi de 34,48%.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp