CULTURA
Graxa no 100º sarau
Performance comemora nesta terça, às 20h, a 100ª edição do projeto mensal, atualmente sediado no Empório Café.
Publicado em 12/08/2014 às 6:00
Intervenção no Café em Verso e Prosa! Nada a ver, porém, com a ditadura, tema no qual Suzy Lopes, organizadora do sarau, está imersa desde a estreia de Mercedes em João Pessoa. A intervenção em questão é teatral: trata-se de O Artista Deve Ser Lindo, do Grupo Graxa, performance que comemora hoje, às 20h, a 100ª edição do projeto mensal, atualmente sediado no Empório Café. A entrada é gratuita.
A intervenção faz parte das pesquisas do Graxa para o novo espetáculo, Me Ame Menos Mas Me Ame com Mais Tempo, com estreia prevista para 2015. O texto já foi apresentado no Sesc Encena, mês passado, e é repassado pelo diretor Joevan Oliveira com os atores Celly Farias, Ingrid Castro, Kassandra Brandão e Marcelo Marques.
"Esta pesquisa para o novo trabalho examina a superexposição do sujeito e como ela se reflete na configuração de nossa identidade", teoriza Joevan. "Resolvi dividir a pesquisa em várias outras intervenções que têm esta ideia de analisar a relação do artista com o público, a mídia e o mercado, e de como esta relação se reflete na sociedade do espetáculo."
Segundo o diretor, o tom metalinguístico invariavelmente resvalou na rotina do próprio grupo. "Nós pegamos os nossos próprios clichês enquanto artistas e brincamos com isso", diz ele, mesclando referências aos estudos de Guy Debord (1931-1994) e às criações da artista francesa Sophie Calle.
"Procuramos nos expor ao público de uma maneira sincera e aberta a fim de mostrar como nos posicionamos em relação a essas questões."
Além do processo criativo para o próximo espetáculo, o Graxa está debruçado agora na organização da Mostra Teatro a Gosto, que ganha sua abertura em João Pessoa na próxima sexta-feira. Na programação, estão agendadas apresentações de espetáculos, oficinas, shows e seminários no Centro Cultural Piollin.
O Graxa, porém, não é o único convidado de honra do Café em Verso e Prosa em sua centésima realização. No roteiro da noite de hoje, o ator Flávio Lira (do grupo Os Bufões de Olavo) prepara uma performance surpresa, especialmente preparada para o sarau. Já atriz Raquel Ferreira (do novo elenco de Mercedes) saca da manga uma performance dirigida por Hélder Nóbrega com texto de Niti Merhej; Nyka Barros (também d'Os Bufões de Olavo e Mercedes) encerra a série de performances.
Comentários