icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Graxa no 100º sarau

Performance comemora nesta terça, às 20h, a 100ª edição do projeto mensal, atualmente sediado no Empório Café.

Publicado em 12/08/2014 às 6:00

Intervenção no Café em Verso e Prosa! Nada a ver, porém, com a ditadura, tema no qual Suzy Lopes, organizadora do sarau, está imersa desde a estreia de Mercedes em João Pessoa. A intervenção em questão é teatral: trata-se de O Artista Deve Ser Lindo, do Grupo Graxa, performance que comemora hoje, às 20h, a 100ª edição do projeto mensal, atualmente sediado no Empório Café. A entrada é gratuita.

A intervenção faz parte das pesquisas do Graxa para o novo espetáculo, Me Ame Menos Mas Me Ame com Mais Tempo, com estreia prevista para 2015. O texto já foi apresentado no Sesc Encena, mês passado, e é repassado pelo diretor Joevan Oliveira com os atores Celly Farias, Ingrid Castro, Kassandra Brandão e Marcelo Marques.

"Esta pesquisa para o novo trabalho examina a superexposição do sujeito e como ela se reflete na configuração de nossa identidade", teoriza Joevan. "Resolvi dividir a pesquisa em várias outras intervenções que têm esta ideia de analisar a relação do artista com o público, a mídia e o mercado, e de como esta relação se reflete na sociedade do espetáculo."

Segundo o diretor, o tom metalinguístico invariavelmente resvalou na rotina do próprio grupo. "Nós pegamos os nossos próprios clichês enquanto artistas e brincamos com isso", diz ele, mesclando referências aos estudos de Guy Debord (1931-1994) e às criações da artista francesa Sophie Calle.

"Procuramos nos expor ao público de uma maneira sincera e aberta a fim de mostrar como nos posicionamos em relação a essas questões."

Além do processo criativo para o próximo espetáculo, o Graxa está debruçado agora na organização da Mostra Teatro a Gosto, que ganha sua abertura em João Pessoa na próxima sexta-feira. Na programação, estão agendadas apresentações de espetáculos, oficinas, shows e seminários no Centro Cultural Piollin.

O Graxa, porém, não é o único convidado de honra do Café em Verso e Prosa em sua centésima realização. No roteiro da noite de hoje, o ator Flávio Lira (do grupo Os Bufões de Olavo) prepara uma performance surpresa, especialmente preparada para o sarau. Já atriz Raquel Ferreira (do novo elenco de Mercedes) saca da manga uma performance dirigida por Hélder Nóbrega com texto de Niti Merhej; Nyka Barros (também d'Os Bufões de Olavo e Mercedes) encerra a série de performances.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp