VIDA URBANA
Paraíba firma acordo com pesquisadores dos EUA para tratamento de pacientes com Covid-19
Protocolo de Intenção da parceria foi assinado nesta quinta-feira (4), de maneira virtual.
Publicado em 04/02/2021 às 15:57 | Atualizado em 04/02/2021 às 16:24
O Governo da Paraíba, através da Secretaria de Estado de Saúde (SES), fechou uma parceria com uma empresa e pesquisadores norte americanos para desenvolver uma pesquisa de assistência a pacientes infectados pelo novo coronavírus. O Protocolo de Intenção, que firma a coparticipação no estudo, foi assinado nesta quarta-feira (3).
A pesquisa “Diagnóstico e prognóstico de infecção por SARS-Cov2 após a neuroestimulação” será realizada pela empresa norte americana Soterix Medical e pesquisadores da City College de Nova Iorque, segundo o secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros. O trabalho deverá envolver a neuroestimulação com pacientes com Covid-19 internados na UTI do Hospital Metropolitano, em Santa Rita, na Região Metropolitana de João Pessoa.
Ainda de acordo com Geraldo Medeiros, não há uma quantidade exata de pacientes que participarão da pesquisa, mas os pesquisadores da City College deverão utilizar os aparelhos estimuladores da Soterix Medical.
"O que se espera é que a utilização desses aparelhos torne a evolução e a convalescença desses pacientes graves que estão internados na UTI mais curta e com menor número de sequelas”, pontua Geraldo Medeiros.
Alguns profissionais do Hospital Metropolitano serão treinados pelos pesquisadores norte americanos, antes que a pesquisa tenha início. O treinamento deverá ocorrer virtualmente, e uma equipe de pesquisadores da UFPB estará na retaguarda dando suporte presencial. A pesquisa poderá ter duração de seis meses há um ano, a depender do número de casos e do efeito do protocolo estabelecido.
Comentários