CULTURA
Influenciadora: veja as vezes que Juliette do BBB21 viralizou e pautou debates nas redes sociais
Confira aqui, em ordem cronológica, todas as vezes que a advogada deu o que falar.
Publicado em 20/03/2021 às 8:25 | Atualizado em 05/05/2021 às 8:15
Depois que a advogada e maquiadora da Paraíba Juliette Freire, participante do BBB 21, cantou a música ‘Deus me Proteja’, de Chico César, no programa, a canção virou hit. Apareceu em 1º lugar em ranking do Spotify e cresceu 2.200% na Deezer. Desde então, ela tem fama de influenciadora.
Confira aqui, em ordem cronológica, todas as vezes que Juliette viralizou e pautou debates nas redes sociais.
Juliette de Juliet
Antes mesmo do programa começar oficialmente, a paraibana já tinha viralizado. Como nada na internet some para sempre, resgataram uma foto dela antes do BBB usando um óculos modelo Juliet.
O trocadilho do nome do óculos com o nome da participante bombou e foi responsável pela primeira viralizada da participante.
ATENÇAO
JULIETTE DE JULIETTE pic.twitter.com/SXgzGUj9EX — memes futebolisticos Especialista em BBB (@Mfutebolisticos) February 10, 2021
Fiuk na Paraíba
Logo no primeiro dia de programa, no dia 25 de janeiro, Juliette deu o que falar. Ela entrou imunizada junto com o cantor Fiuk e com outros quatro participantes. A paraibana pareceu gostar muito de Fiuk, jogando umas investidas nele que até hoje não se sabe se eram verdadeiras ou apenas de brincadeira.
De qualquer forma, só a pequena troca de flertes foi o suficiente para fazer diversos memes com a possibilidade dos dois virarem um casal e Fiuk vir visitar a Paraíba.
A Parahyba que o povo quer é a Parahyba em que nos rolês vejamos isto: (Julliete faça o que for preciso) pic.twitter.com/PZ6hitkoKP
— Parahyba Threads 🌵 (@ParahybaThreads) January 26, 2021
Alvo de xenofobia
Desde a primeira semana no reality, o jeito de Juliette causou incomodo por parte do elenco e a paraibana enfrentou uma exclusão por parte de outros participantes.
A cantora curitibana Karol era a que mais se incomodava com a advogada e assim promoveu parte da perseguição e exclusão Juliette sofreu.
Em uma fala dentro do programa, criticou o jeito de falar da paraibana, implicando que seria mais educada que a paraibana por ter nascido no Paraná.
"Me disseram que lá, na terra dessa pessoa, é normal falar assim. Eu sou de Curitiba. É uma cidade muito reservadinha. Tenho os meus costumes. Tenho muita educação para falar com as pessoas. Eu tenho meu jeito brincalhão, mas reparem que eu não invado, não desrespeito, eu não falo pegando nas pessoas", disse a cantora.
Sendo xenofobica pic.twitter.com/O3xZ6ZUV3I
— Anınhα Dα'Neer 🦇 🦢 (@frahydru) January 30, 2021
Além deste comentário, o sotaque paraibano de Juliette também foi ridicularizado na casa.
Primeiro: ela praticando preconceito linguístico pic.twitter.com/u9CKh7qX9M
— Anınhα Dα'Neer 🦇 🦢 (@frahydru) January 30, 2021
Xenofobia é um tipo de preconceito, caracterizado pelo medo ou antipatia contra alguém por conta da sua terra de origem e seus costumes - exatamente o tipo de aversão que alguns participantes tinham com Juliette, principalmente Karol.
Os perfis oficiais da paraibana também sofrem com constantes ataques de pessoas que usam da cultura nordestina para insultar Juliette. Palavras como "cagaceira" ou"filhote de Maria Bonita" são usadas como forma de ofensa, mas aqui, caracterizam a advogada como um símbolo contra a ignorância.
Foi por conta dessas violências que nas redes sociais Juliette viralizou entre os internautas e virou um sinônimo de resistência do povo nordestino. A situação fez com que a xenofobia virasse uma pauta nacional e suas consequências e danos fossem discutidas.
Karol e Biu
Um casal que não vingou muito foi formado pela cantora curitibana Karol Conká e pelo professor de crossfit capixaba Arcrebiano. Depois de ficarem em uma festa, os dois postaram uma foto no feed do programa, que simula uma rede social dentro da casa. No registro, eles estavam bem chamegados.
Karol já tinha sido criticada nas redes sociais pelo seu comportamento com Arcrebiano na festa. O brother recusou algumas investidas da cantora e parecia ter um certo desconforto com a situação, mas depois, acabou ficando com a participante.
Então, quando a reação de Juliette ao ver a foto dos dois juntos no feed foi revirar os olhos, ela representou o que todos estavam sentido: que lance mais nada a ver.
A Juliette vendo o feed da Karol com o Bil KKKKKKKKK #BBB21 pic.twitter.com/pcjSHl9vgj
— Renan (@RealitysComment) February 4, 2021
E como quase tudo que a paraibana faz viraliza, sua reação virou meme, figurinha de Whatsapp e já tem até seu próprio efeito no Instagram.
Desde o último dia 2 de fevereiro, quando Juliette cantou a música “Deus me proteja”, sucesso na voz do cantor paraibano Chico César em parceria com Dominguinhos, as buscas pela canção dispararam em plataformas digitais.
A música alcançou a primeira posição no ranking das 50 canções que viralizaram no Brasil do Spotify, depois de ser cantada por Juliette no BBB21. O hit também foi trilha sonora de um vídeo preparado pela produção do reality show para traçar um perfil da participante.
A canção cresceu 2.200% na Deezer, quando comparado este mês com os 30 dias anteriores. A faixa lançada em 2008 disparou nas plataformas de streaming e viralizou no Brasil desde o último dia 2 de fevereiro, quando a advogada e maquiadora Juliette Freire, participante do BBB 21, cantou ela no programa.
No YouTube, até o último dia 10 de fevereiro, a procura pelo vídeo com a versão da música gravada em estúdio, cresceu mais de 900%, passando de 7 mil visualizações em janeiro para 74 mil em fevereiro. Os dados foram informados pela assessoria de comunicação do músico.
No Google, a canção atingiu um pico de buscas, pela primeira vez em cinco anos, no dia 3 de fevereiro. Já no site Last.fm, a música foi tocada por cinco vezes no dia 1º de fevereiro. No dia seguinte, foi ouvida 274 vezes. O aumento foi de 5.380% em apenas um dia.
Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por Juliette Freire (@juliette.freire)
No carnaval, o cantor Luan Santana usou as redes sociais para mandar um recado para a paraibana Juliette:”oi adm, sei que a dona da conta não tá podendo falar, mas depois da final, avisa ela que tem DM”. A jogada do sertanejo veio depois da paraibana dizer em uma festa que seu sonho era namorá-lo.
@FreireJuliette oi adm, sei que a dona da conta não tá podendo falar, mas depois da final, avisa ela que tem DM ♥️
— Luan Santana (@luansantana) February 18, 2021
Luan Santana tinha um relacionamento com Jade Magalhães por 12 anos, mas o noivado dos dois acabou no fim do ano passado.
Os administradores do perfil oficial de Juliette não perderam tempo. Responderam o artista, dizendo que Juliette vai ficar muito feliz quando souber do recadinho e ainda soltaram nas redes uma foto dela com o ídolo, que claro, teve muita repercussão e muita gente apoiando o possível casal.
Tudo começou com umas cantorias dentro da casa, de brincadeira. Mas, quando 'Deus me Proteja de Mim' estourou aqui fora a voz de Juliette passou a fazer sucesso. O vídeo dela cantando a música ‘Dona Cila’, de Maria Gadú, já tem mais de 2 milhões de visualizações no seu instagram ofical.
Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por Juliette Freire (@juliette.freire)
O produtor musical Estevez se inspirou no vozeirão da paraibana e fez um remix, transformando a “a cappella” de Juliette em uma canção - que agora já conta mais de 300 mil curtidas no Instagram.
Já para a autora da obra, a homenagem emocionou. “Acho que essa canção tem acolhido alguns corações, inclusive o da Juliette”, disse Maria Gadú. Nas redes sociais, a cantora se emocionou com a repercussão, novamente, da sua música. Lançada em 2009 no Maria Gadú, seu álbum de estreia, ‘Dona Cila’ fala sobre sua avó, que havia morrido recentemente.
Quase tudo que dá o que falar no BBB começa com alguma briga ou desentendimento. No dia 28 de fevereiro, o cantor Fiuk fez uma farofa de cuscuz no ‘BBB 21’, o que gerou com a paraibana Juliette e o pernambucano Gilberto.
A confusão na casa se deu por conta do tipo de farinha usada por Fiuk para fazer o prato. O ator usou o flocão, tradicionalmente usado no Nordeste para fazer o cuscuz cozido, acreditando que estava usando a farinha de milho do tipo biju, usada em receitas como farofas e cuscuz paulista.
Não basta ser #TeamJuliette, tem que ser #TeamCuscuz: amar e defender por onde for. 😂❤️ pic.twitter.com/NLQJZYdq3H
— Juliette Freire 🌵 (@FreireJuliette) March 1, 2021
Ao falar da comida, tão tradicional do nordeste, a paraibana se emocionou. "Vocês não sabem o quanto o cuscuz salva uma vida. O preço de um cuscuz deve ser um real e pouco e ele rende um dia inteiro de alimentação."
O cuscuz deu o que falar e rendeu papo nas redes sociais, receitas em blogs e sites, além de vários vídeos ensinando a fazer o tão amado prato da advogada.
Na perfil oficial da paraibana no Twitter, muita gente compartilhou que estava comendo cuscuz pela primeira vez, por conta de Juliette.
Genteeeee, tô vendo vários de vocês comendo cuscuz pela primeira vez por conta de Juliette 🥺🌽 Coisa mais linda! Vocês gostaram? Tão comendo com o que?
— Juliette Freire 🌵 (@FreireJuliette) March 2, 2021
Chicken Little
Na última semana, Juliette ganhou o monstro do participante Arthur - uma brincadeira que também é uma espécie de castigo ou alfinetada no jogo. Após receber o figurino de guarda, a maquiadora tinha que cumprir o papel de "guarda de trânsito".
A roupa do monstro acabou ficando grande na paraibana e os telespectadores perceberam uma semelhança muito grande entre ela e o personagem do galo Chicken Little, do filme O Galinho Chicken Little, lançado em 2005.
galinho chicken little || juliette freire pic.twitter.com/907nvPKkhO
— narla (@escorpyanja) March 6, 2021
A comparação virou meme e ganhou força na internet. Até uma arte foi feita em homenagem à guardinha.
Nossa guardinha Chicken Little 🥰 pic.twitter.com/jiREpSloUX
— Juliette Freire 🌵 (@FreireJuliette) March 7, 2021
Comentários