COTIDIANO
Mais um idoso resgatado de abrigo clandestino morre no Hospital Padre Zé
O homem de 75 anos foi um dos resgatados pelo Ministério Público no início do mês.
Publicado em 01/05/2021 às 11:22 | Atualizado em 01/05/2021 às 15:38
Um dos idosos resgatados de um abrigo irregular interditado em João Pessoa morreu no Hospital Padre Zé, nesta sexta-feira (30). Francisco Teodoro da Costa, 75 anos, estava internado na unidade hospitalar desde o dia 7 de abril, quando foi transferido a pedido do Ministério Público da Paraíba.
De acordo com o padre Egídio de Carvalho, que é diretor do Padre Zé, o idoso apresentou quadro de saúde delicado desde devido às condições sanitárias em que era submetido durante a sua permanência no abrigo.
"Após ser resgatado do abrigo clandestino em Tambauzinho, seu Francisco chegou com um quadro de desnutrição e desidratação muito graves e chegando aqui descobrimos aqui que seu Francisco trazia consigo uma doença pulmonar com gravidade. Fizemos tudo aquilo que podíamos fazer", explicou Padre Egídio.
Além de Fracisco Teodoro, um outro idoso do abrigo irregular morreu no último dia 14 de abril no Padre Zé. Segundo o padre Egídio de Carvalho, o idoso estava em tratamento oncológico, mas não tinha um quadro grave, porém, por ter sofrido desnutrição e desidratação no abrigo, seu estado de saúde foi agravado e isso fez com que ele acabasse morrendo.
Resgate
Um grupo de idosos foram resgatados do abrigo denunciado ao Ministério Público no dia 4 de abril. A promotora de Justiça Jovana Tabosa, que estava no plantão, acionou a Polícia Militar e a Vigilância Sanitária para vistoriarem a instituição Cuidarte – Lar de idosos, que estaria funcionando de forma clandestina.
Inicialmente foram encontrados 39 idosos, sendo 17 acamados, e apenas dois cuidadores. Três dias depois, mais quatro idoso foram retirados do Lar. Na época um idoso com Covid-19 foi transferido para o Hospital São Luiz; outros dois foram para a Casa de Apoio do Instituto Padre Zé e um para o hospital do instituto.
Comentários