VIDA URBANA
Em alerta: famílias são removidas de casas após chuvas registradas na capital
Defesa Civil detectou que a residência estava em risco por estar no final de uma rua por onde corria uma grande quantidade de lama.
Publicado em 27/07/2015 às 11:55
Uma família moradora do bairro Alto do Mateus, em João Pessoa, teve que deixar a casa na manhã desta segunda-feira (27) por recomendação da Defesa Civil Municipal. O motivo é o risco de desabamento por causa das fortes chuvas registradas nos últimos dias na capital que chegou a contabilizar 64 milímetros (mm), até a manhã de hoje.
Também pela manhã, uma outra família teve que deixar a casa onde mora no bairro de Cruz das Armas após o imóvel, uma construção de taipa, desabar quase completamente. O morador, identificado apenas com Diego, contou á TV Cabo Branco, que ouviu um barulho ao acordar e detectou que a cozinha estava ruindo. Ele saiu para trabalhar e pouco tempo depois, a mulher e os dois filhos tiveram que correr porque o restante desabou. O imóvel também foi interditado pela Defesa Civil.
O volume registrado pelos órgãos de defesa é considerado alto para o período de 24 horas e deixa João pessoa em estado de alerta, segundo o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad).
O coordenador da Defesa Civil Municipal, Noé Estrela, explicou que quando é emitido um alerta, todas as secretarias municipais ficam imediatamente de prontidão caso seja necessário atender alguma ocorrência.
Ele ainda acrescenta que dependendo da situação, pode ser necessário, por exemplo, fazer a retirada de vegetação ou lixo que esteja obstruindo o curso de um rio, ou mesmo a retirada de famílias de locais com risco de inundação.
Segundo a meteorologista da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), Marle Bandeira, os índices coletados nos pluviômetros localizados na grande João Pessoa nas últimas 24 horas mostram os seguintes números: 67mm no Centro de Cabedelo; 48mm no Centro de João Pessoa; 63mm no bairro Altiplano; 50mm no Cristo; 62mm em Manaíra; 63mm no Grotão; e 65mm em Tambauzinho.
Para acionar a Defesa Civil basta ligar para o telefone 0800 285 9020, que funciona 24 horas por dia.
Previsão
Noé ainda revela que o tempo continua nublado e com previsão de muita chuva até a próxima quinta-feira (3). A temperatura deverá variar entre 22°C e 29°C, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
A terça-feira (28) será como esta segunda (27) com nebulosidade variável com ocorrência de chuvas esparsas no Litoral e nebulosidade variável e possibilidade de chuvas em áreas isoladas no Brejo e Agreste. A nebulosidade também será variável no Cariri/Curimataú e céu parcialmente nublado a claro no Sertão e Alto Sertão.
As variações de temperatura serão as seguintes: Litoral – máxima: 29º, mínima: 22º; Brejo – máxima: 25º, mínima: 17º; Agreste – máxima: 26º, mínima: 18º; Cariri/Curimataú – máxima: 29º, mínima: 17º; Sertão – máxima: 34º, mínima: 20º; Alto Sertão – máxima: 33º, mínima: 20º.
Comentários