CULTURA
Conheça personagens e locais de CG mostrados por Juliette
Campeã do BBB 21 mostrou personagens históricos de Campina Grande e região.
Publicado em 14/07/2021 às 13:07 | Atualizado em 14/07/2021 às 19:39
A paraibana Juliette Freire, campeã do BBB21, publicou mais uma edição da série de posts intitulada 'Paraibando'. No terceiro vídeo, ela apresentou aos seus mais de 31 milhões de seguidores lugares e personagens conhecidos na região de Campina Grande, sua cidade natal.
>>> Conheça os artistas citados por Juliette no vídeo “Paraibando 1”
>>>Conheça personagens e locais de João Pessoa citados por Juliette no vídeo 'Paraibando 2'
https://www.instagram.com/tv/CQ9pDoPn3BX/
Conheça os personagens citados por Juliette:
Genival Lacerda
Um dos maiores nomes da arte campinense, Genival Lacerda morreu no início deste ano, aos 89 anos, vítima de Covid-19. Ele começou a carreira em 1953 e ainda na década de 50 foi morar no estado vizinho Pernambuco.
‘Seu Vavá’, como era conhecido, Genival ficou conhecido por músicas como ‘Severina Xique-Xique’, que tem o famoso trecho ‘ele tá de olho é na butique dela’, e por parcerias com nomes como Sivuca e Dominguinhos.
Marinês
A pernambucana Marinês (1935 – 2007) é a artista conhecida como ‘A Rainha do Xaxado’. A nomenclatura foi dada por ninguém menos que Luiz Gonzaga, com quem Marinês teve uma amizade por anos. Na voz dela, músicas como “Bate Coração” e “Por Debaixo dos Panos”, ficaram conhecidas. Marinês foi consagrada como um dos grandes nomes da arte paraibana.
Biliu de Campina
Severino Xavier de Souza, conhecido popularmente como Biliu de Campina, é mais um artista de Campina Grande. Com o pandeiro sempre a postos, Biliu é personagem tradicional da cidade, figura garantida por quem passa pelo Calçadão. Além de cantor, ele também é compositor e advogado, dono de músicas como “Cabo Tenório” e “Forró em Campina”, e percussor de sucessos como “Chiclete com Banana”, de seu amigo pessoal Jackson do Pandeiro.
As Ceguinhas
As ‘Ceguinhas de Campina Grande" é como são conhecidas Maroca, Poroca e Indaiá, irmãs e artistas, donas da música “Atirei no Mar”. Durante muitos anos as irmãs pediam esmola na esquina da antiga Livraria Pedrosa, no Centro de Campina Grande. Após o lançamento do filme ‘A pessoa é para o que nasce‘, foram produzidos dois CDs com as músicas interpretadas por elas.
Amazan
Amazan é um cantor, compositor, sanfoneiro... E até político paraibano. Natural de Campina Grande, tem a voz conhecida por sucessos como ‘A Cabritinha’, e vários outros clássicos do forró tradicional. Em 2016, foi eleito prefeito do município de Jardim do Seridó, no Rio Grande do Norte, pelo PSD. Na época, obteve 51,13% dos votos, mas atualmente segue a carreira de músico.
Luan
‘Luan Estilizado’, como é conhecido, é filho de Amazan e também tem a veia artística do pai. Ficou conhecido em todo o país após a participação no programa Super Star, da TV Globo, em 2014 , e segue fazendo shows, mesmo na pandemia da Covid-19, no formato de lives. Luan é mais um dos nomes conhecidos da música paraibana atual.
Baixinho do Pandeiro
Tocador de pandeiro autodidata, Baixinho do Pandeiro é um dos percussores da cultura paraibana. Ele é natural de Remígio e ficou conhecido pelo som característico que faz com seu pandeiro, dividindo palco com nomes como Elba Ramalho, Marinês e Pinto do Acordeon. Além de forró, Baixinho toca samba de roda.
Cassiano
O ‘mestre da soul brasileira’, Cassiano, compôs sucessos nacionais como “Primavera”, famosa na voz de Tim Maia. Apesar de não ser tão conhecido em seu estado natal, Cassiano é paraibano, de Campina Grande, e mais precisamente do José Pinheiro.
Em maio deste ano Cassiano morreu no Rio de Janeiro, onde morava, aos 77 anos. Nomes como Djavan e Gilberto Gil, que interpretaram várias músicas compostas pelo paraibano, lamentaram sua morte.
Bráulio Tavares
Escritor, dramaturgo, poeta, letricista... Essas são algumas das definições para o paraibano Bráulio Tavares, de Campina Grande. Autor de “Sete Monstros Brasileiros”, e “Galos de Campina”, parceria com Jessier Quirino, ele mora no Rio de Janeiro há cerca de 40 anos, mas nunca deixou de valorizar a cultura nordestina em seus escritos.
Agnes Nunes
Moradora de Campina Grande, Agnes Nunes ficou conhecida nacionalmente em 2019, após publicar vídeos interpretando grandes sucessos de artistas locais. A voz doce e firme chamou atenção de nomes como Alok, Chico César e logo ganhou lugar no hall dos novos nomes da MPB. Atualmente, Agnes tem parcerias com a Disney e vários singles gravados.
Mayana
Mayana Neiva é uma atriz paraibana com participações em produções da Rede Globo. No fim de 2020, foi anunciada como atração da nova série “Temporada de Verão”, do canal de streaming Netflix, para interpretar uma personagem chamada Vilma. É o primeiro trabalho da atriz após a participação de “Éramos Seis”, na Globo.
Mike Deodato
Mike Deodato é um quadrinista paraibano com destaque à nível internacional. Passou 24 anos trabalhando para a Marvel Comics, após uma fase de sucesso na revista da Mulher-Maravilha, da DC Comics. O primeiro trabalho na editora foi com os Vingadores.
Ele ainda desenhou títulos como Thunderbolts, Hulk, Homem-Aranha, Thor e outros. Em 2019 anunciou a saída para a editora Dark Horse.
Hulk
Givanildo Vieira de Sousa, Hulk, é um jogador de futebol natural de Campina Grande. Nas ruas do José Pinheiro e da Feira Central, Hulk viu a paixão pelo futebol crescer e foi revelado pelo Vitória. Durante anos morou no Japão, em 2014 jogou pela Seleção Brasileira na Copa do Mundo e atualmente joga pelo time brasileiro Atlético Mineiro.
Conheça os locais citados por Juliette:
Irmão Firmino
Irmão Firmino é como é conhecido o restaurante “Tapioca do Irmão Firmino”, localizado no distrito do Cajá, na BR-320. O proprietário do local, cujo nome é o mesmo do restaurante, faleceu em 2018 vítima de um câncer. Mas ainda assim, a tradicional tapioca continua fazendo parte da memória afetiva de muita gente que viaja de João Pessoa à Campina Grande, e vice versa.
Bodocongó, Zepa e Pedregal
Estes são três dos bairros mais tradicionais de Campina Grande. Sobre Bodocongó, vozes como a de Jackson do Pandeiro cantaram e escreveram, assim como milhares de estudantes escrever diariamente suas histórias, no Centro Universitário localizado na região.
'Zepa' é como é conhecido o bairro do José Pinheiro, localizado na Zona Leste de Campina. No Zepa os moradores encontram de tudo, passando pelo 'Abrigo', na rua Campos Sales, centro comercial da região. Já o Pedregal, onde Juliette morou por muitos anos, é um bairro periférico conhecido pelo acolhimento de seus moradores.
Açude Velho
Cartão postal de Campina Grande, o Açude Velho é o coração da cidade. Construído inicialmente para abastecer a região, hoje é apenas o lugar onde os campinenses podem passear e sentir o clima da cidade. A água dele não é potável, mas às suas margens as pessoas caminham e se divertem em monumentos construídos ao longo da história.
Açude Novo
O Açude Novo é localizado no Centro de Campina Grande, próximo à integração e ao Teatro Municipal. Atualmente o local não é muito frequentado, mas a prefeitura anunciou um projeto para revitalizá-lo e transformá-lo em um espaço de lazer para a população.
Parque do Povo
O Parque do Povo, ou "PP" para os campinenses, é onde se concentra a maior parte das festas do São João de Campina Grande. O local foi construído em 1983 e até hoje é o principal point das festas juninas da região, tendo a Pirâmide como o centro dos eventos. Atualmente, o PP sedia também a vacinação contra a Covid-19.
Tropeiros
'Tropeiros' é como é conhecido o monumento 'Os Pioneiros', localizado às margens do Açude Velho. Retrata os primeiros habitantes de Campina Grande, os viajantes, os tropeiros da Rainha da Borborema.
Museu dos Três Pandeiros
O Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP), conhecido como Museu dos Três Pandeiros, também fica às margens do Açude Velho. Foi construído pelo renomado arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer, e entre as exposições sediadas no local estão 'Jackson é 100, Jackson é Pop', feita em homenagem ao centenário de Jackson do Pandeiro, em 2019. Em 2021, durante o São João de Campina Grande, o local recebeu objetos pessoais e artísticos de Genival Lacerda. Também é um cartão postal da cidade.
Luiz Gonzaga e Jackson
A farra de Jackson do Pandeiro e Luiz Gonzaga foi mencionada por Juliette para se referir ao monumento que retrata uma apresentação de duas das grandes vozes da música nordestina. A obra 'Farra de Bodega', que também fica às margens do Açude Velho, é do campinense Joás Pereira Passos.
Amigão
O Amigão é como ficou conhecido o Estádio Governador Ernani Sátyro, que fica no bairro Catolé, em Campina Grande. O lugar é palco do Clássico dos Maiorais, os jogos entre Campinense e Treze.
Centro universitário
Campina Grande também é conhecida como cidade universitária, por ter duas universidades públicas: a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). O 'centro universitário' é como ficou conhecida a região onde estão as duas instituições, no bairro do Bodocongó.
Comentários