COTIDIANO
Sistemas do CNPq, inclusive o Lattes, estão fora do ar pelo 4º dia consecutivo
Nas redes sociais, fala-se em suspeita de perda de dados, mas o CNPq nega.
Publicado em 27/07/2021 às 15:25 | Atualizado em 27/07/2021 às 18:17
Os sistemas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) chegaram ao quarto dia fora do ar, nesta terça-feira (27). Uma das plataformas atingidas é o Lattes, utilizado para cadastro de currículos de pesquisadores e cientistas.
Nas redes sociais, fala-se em suspeita de perda de dados, mas o CNPq nega. De acordo com o conselho, existe a disponibilidade de backups e, portanto, não houve prejuízo aos dados armazenados.
“O CNPq já dispõe de novos equipamentos de TI e a migração dos dados foi iniciada antes do ocorrido. Independentemente dessa migração, existem backups cujos conteúdos estão apoiando o restabelecimento dos sistemas. Portanto, não há perda de dados da Plataforma Lattes”.
O CNPq informou também que o problema que tirou os sistemas do ar já foi identificado. Ainda não há previsão de retorno, mas o conselho prorrogou prazos de processos que dependem dos sistemas. O pagamento de bolsas também não devem ser afetados.
> Governo autoriza concurso para 375 vagas na CGU
Confira a nota completa do CNPq
Informe CNPq Em continuidade aos comunicados sobre a indisponibilidade dos sistemas do CNPq, incluindo as Plataformas Lattes (Currículo Lattes, Diretório de Grupos de Pesquisa, Diretório de Instituições e Extrator Lattes) e Carlos Chagas, fazemos os seguintes esclarecimentos. pic.twitter.com/U3VtkrTdfm
— CNPq (@CNPq_Oficial) July 27, 2021
Comentários