CONVERSA POLÍTICA
Governador da Paraíba anuncia que ONU vai enviar 8 milhões de doses de vacina covid-19 para o Brasil
Publicado em 19/04/2021 às 9:54 | Atualizado em 30/08/2021 às 18:05
Por ANGÉLICA NUNES e LAERTE CERQUEIRA
O governador da Paraíba, João Azevêdo (Cidadania), afirmou que a Organização das Nações Unidas (ONU) vai antecipar 8 milhões de doses de vacina contra a Covid-19 para o Brasil, através do consórcio Covax Facility, com 4 milhões de doses chegando ainda no mês de abril. O anúncio foi feito em sua conta pessoal no Twitter nesta segunda-feira (19).
Ainda não há informações de quantas doses desse novo lote subsidiado pela ONU devem ser destinadas à Paraíba. De acordo com o governador, o consórcio ainda vai definir se virão doses da vacina Pfizer ou Oxford.
https://twitter.com/joaoazevedolins/status/1384116279527632898
Reunião
Esse foi um dos apelos que os governadores fizeram à ONU em uma reunião do Fórum de Governadores do Brasil com a secretária-geral da ONU, Amina Mohammed, na última sexta-feira (16), por meio de videoconferência. Os gestores apresentaram seus pleitos emergenciais para o enfrentamento da pandemia da Covid-19 e a solicitação de ajuda humanitária para o Brasil.
Em carta enviada à ONU e à Organização Mundial da Saúde (OMS), os gestores solicitaram ajuda para viabilização da compra de mais vacinas com o intuito de acelerar o processo de imunização e deter a disseminação do coronavírus; o apoio para a importação das doses oriundas do consórcio global Covax Facility; e a mediação de negociações entre o Brasil e a China com o propósito de que seja antecipada a entrega suplementar do Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) ainda em abril.
Também foi pleiteada a intermediação dos órgãos junto aos Estados Unidos visando à aquisição ou empréstimo condicionado a posterior devolução do imunizante da AstraZeneca/EUA para o Brasil; bem como a assistência para a obtenção de insumos hospitalares, a exemplo de oxigênio e medicamentos que compõem o “kit intubação”.
Comentários