icon search
icon search
home icon Home > política > conversa política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CONVERSA POLÍTICA

Cícero Lucena defende que vacinação contra Covid-19 seja por idade e proposta será levada ao Ministério da Saúde

Publicado em 19/05/2021 às 13:50 | Atualizado em 30/08/2021 às 18:11

Por ANGÉLICA NUNES e LAERTE CERQUEIRA

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), está defendendo que o critério idade, e não apenas do grupo prioritário definido no Plano Nacional de Imunização, seja usado para determinar a ordem de vacinação. A sugestão, segundo ele, será levada à reunião da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) agendada para esta quinta-feira (20). A ideia é conseguir apoio para que o Ministério da Saúde mude as regras do jogo.

Cícero Lucena explicou que vem recebendo muitas demandas da população que cobra a vacinação de pessoas que estão fora dos grupos prioritários, mas teriam, por justiça, também direito à imunização. Na lista estariam, por exemplo, cuidadores de idosos, pais de pessoas com deficiência ou síndrome de down, garis, e até pastores e padres, um pleito debatido, ontem, na Câmara Municipal, por sinal. "É muita demanda para isso", desabafou.

"Se baixar a idade para 59 anos, vai avançar muito mais, porque nessa idade já teve gente com comorbidade, com deficiência, que trabalha na saúde, educação e a gente vai chegando mais cedo", defendeu o prefeito.

A ideia é que idade seja o critério após conclusão da vacinação dos primeiros grupos vacinados, como idosos e pessoas com comorbidades.

Briga na Justiça

A aceleração da vacinação em João Pessoa tem sido alvo de manifestação dos Ministérios Públicos Federal e Estadual da Paraíba, que cobram da prefeitura o respeito à ordem do PNI. O imbróglio na Justiça teve início após o anúncio da imunização dos trabalhadores da Educação com doses, que segundo os MPs, deveriam ser destinadas nesse momento aos grupos anteriores, como pessoas com comorbidades e moradores de rua.

A prefeitura tem negado qualquer irregularidade e, hoje (19), Cícero voltou a tocar no assunto. Ele disse que teve uma reunião produtiva com o MP da Paraíba no qual foi esclarecidos alguns pontos. "Quando avançamos com a vacinação não deixamos de vacinar as pessoas dos grupos anteriores. O que não podemos é esperar todo mundo daquele grupo se vacinar para começar a próxima etapa", afirmou.

Imagem ilustrativa da imagem Cícero Lucena defende que vacinação contra Covid-19 seja por idade e proposta será levada ao Ministério da Saúde

Angélica Nunes Laerte Cerqueira

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp