icon search
icon search
home icon Home > cotidiano
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

COTIDIANO

Vereadores votam LDO 2022, mas adiam recesso parlamentar em João Pessoa

Publicado em 29/06/2021 às 13:40 | Atualizado em 30/08/2021 às 18:07

Por ANGÉLICA NUNES e LAERTE CERQUEIRA

Os vereadores de João Pessoa votaram a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício financeiro de 2022, em uma extensa sessão ordinária convocada pelo presidente da Casa, Dinho (Avante) para esta terça-feira (29). Em tese, a aprovação da peça orçamentária libera o recesso parlamentar, mas os parlamentares deverão realizar ainda amanhã uma outra sessão antes da 'folga'.

Os parlamentares deverão realizar uma Comissão de Constituição e Justiça amanhã (30) e levam em seguida para votação em plenário. Segundo Dinho, são matérias importantes que ainda precisam ser analisadas, mas não antecipou quais seriam.

Além da LDO 2022, também foram votadas a Reforma da Previdência, em 2º turno, a criação de mais uma secretaria municipal e outros projetos de parlamentares.

LDO 2022

A LDO, que passou pela Comissão de Orçamento e Finanças pouco antes da sessão ordinária, foi votada sem debates. O texto final da peça orçamentária recebeu 121 emendas, das quais foram 112 aditivas e nove de texto, segundo o relatório do vereador Carlão (Patriota).

Dinho antecipou, em entrevista à CBN João Pessoa, na semana passada, que vereadores de João Pessoa devem abrir mão do direito impor emendas ao orçamento para auxiliar o prefeito Cícero Lucena (Progressista) na concretização da entrega de algumas obras do pacote de R$ 1 bilhão anunciados por ele esta semana.

A LDO é a norma que apresenta as prioridades, metas e ações da gestão municipal para o ano subsequente e serve de base para a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA), norma que estima as receitas e fixa despesas orçamentárias.

Nova secretaria

Antes da votação da LDO, os vereadores da capital debateram também a criação da nova Secretaria Executiva de Integridade, Governança e Prevenção à Corrupção. A mensagem foi enviada pelo prefeito Cícero Lucena semana passada.

O órgão ficará vinculada ao gabinete do gestor e tem como finalidade de elaborar, implementar, orientar, normatizar e monitorar nos órgãos da administração municipal o Programa de Integridade e ‘Compliance’, as Políticas de governança pública e os mecanismos de prevenção e combate à fraude e corrupção no Poder Executivo.

O vereador Marcos Henriques (PT) alegou que ela só serviria para funcionar como cabide de emprego e cobrou a participação de outros órgãos de fiscalização como o Gaeco do Ministério Público e o TCE-PB.

Mesmo sob as críticas dele e de outros oposicionistas, a matéria foi aprovada pela maioria.

Imagem

Angélica Nunes

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp