icon search
icon search
home icon Home > política > pleno poder
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

PLENO PODER

Candidato propõe gratuidade para familiares de presos no transporte público de Campina Grande

Proposta está no Plano de Governo apresentado junto à Justiça Eleitoral. Atualmente o sistema de Campina Grande já tem 40% de gratuidades

Publicado em 20/10/2020 às 11:31 | Atualizado em 30/08/2021 às 20:09

A proposta é polêmica e está presente no Programa de Governo do candidato do PSOL à prefeitura de Campina Grande, Olímpio Rocha. Ele propõe que familiares de presos, do Sistema Prisional de Campina Grande, tenham direito à gratuidade nas passagens de ônibus do transporte público da cidade. Atualmente, conforme o Sindicato das Empresas de Ônibus, quase 40% dos passageiros que circulam no sistema já são beneficiados com gratuidades.

São idosos, pessoas com deficiência e outras categorias que conquistaram, por lei, esse direito. Pela proposta de Olímpio, familiares de apenados devem ser também desobrigados do pagamento das passagens, para garantir o direito dos detentos de receberem visitas, por exemplo.

O programa não traz a especificação de que os familiares devem ser hipossuficientes, mas o candidato explicou, durante entrevista à Rádio CBN na manhã de hoje, que esse critério deverá ser observado.

"Nosso programa está em constante construção. Se o preso tem condições, não há justificativa para que receba. Nós queremos efetivar os direitos humanos aqui na cidade. Quem não tiver condições, receberá esse benefício", disse Olímpio, acrescentando que poderá ampliar o benefício a todas as pessoas hipossuficientes.

O fato é que o aumento das gratuidades interfere, diretamente, no preço das passagens cobradas pelo sistema. E, independente de quem terá direito a ela, o restante da população terá de arcar com a elevação.

Olímpio disse que, se eleito, vai "sentar com especialistas no tema, com pessoas que entendam da área para clarificar as planilhas" usadas pelas empresas que fazem o transporte público da cidade. Para fechar essa equação e levar à frente o projeto, caso seja eleito, ele vai ter muito trabalho.

Imagem ilustrativa da imagem Candidato propõe gratuidade para familiares de presos no transporte público de Campina Grande

João Paulo Medeiros

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp