PLENO PODER
Vereador quer proibir palavras com flexão de gênero neutro nas escolas de Campina Grande
Projeto pretende proibir uso de palavras como 'todes' e 'menines' no ambiente escolar
Publicado em 23/02/2021 às 13:12 | Atualizado em 30/08/2021 às 20:25
Um projeto polêmico foi protocolado ontem na Câmara de Vereadores de Campina Grande. A proposta é proibir a utilização de palavras com flexão de gênero neutro nas escolas públicas e particulares do município, assim como o uso em editais de concursos feitos pelo poder público.
O projeto é do vereador Waldeny Santana, do Democratas.
Pela proposta, ficariam proibidas no ambiente escolar palavras como 'todes' e 'menines', que são utilizadas normalmente para designar pessoas que se consideram com gênero neutro.
"É um absurdo gramatical. Isso vai de encontro a todas as regras gramaticais", argumentou o vereador ao blog.
Detalhe
Não é a primeira vez que projetos polêmicos, de cunho conservador, são colocados em pauta no Legislativo Municipal. Recentemente uma proposta que condiciona o uso dos banheiros ao sexo biológico também foi aprovada pela Câmara.
A lei foi questionada na Justiça e chegou a ser suspensa - por ser considerada inconstitucional. Um outro projeto, que proíbe a ideologia de gênero nas escolas, é alvo de questionamentos no Judiciário.
No caso do projeto de Waldeny, o vereador sustenta que a flexão das palavras fere a língua portuguesa - independente das questões de gênero envolvidas.
Comentários