VIDA URBANA
Novas regras de uso de Areia Vermelha começam a valer a partir desta terça-feira
Veja o que deixa de ser permitido no Parque e quais as consequências para quem descumprir as novas regras.
Publicado em 12/01/2016 às 11:35
O prazo de 60 dias acabou e a partir desta terça-feira (12) passam a valer no Parque Marinho de Areia Vermelha as medidas firmadas no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado em novembro entre o Ministério Público da Paraíba (MPPB), Governo do Estado e prefeitura de Cabedelo.
As novas regras impedem a entrada de cadeiras, mesas, bebidas e alimentos, além de som acima do limite no ponto turístico. Pelas novas normas, os passeios na área vão continuar, mas os banhistas que quiserem permanecer na água devem deixar os objetos proibidos dentro das embarcações.
De acordo com a Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), mais de 70% dos corais da área foram degradados. Para que eles possam crescer 1 centímetro, são necessários 100 anos. Conforme a Sudema, outro problema são os restos de comidas deixados pelos banhistas na praia, que atraem bagres, causando um desequilibrío na vida marinha do parque.
Essas novas regras impedem também sons e carrinhos de comércio. O promotor de Meio Ambiente de Cabedelo, Rogério Lucas, ressaltou que a fiscalização deverá ficar por conta da Sudema e da Polícia Ambiental. As pessoas que forem autuadas em flagrante por desconsiderarem as ordens, podem ser apreendidas, multadas e encaminhadas para delegacia. O TAC foi assinado com o objetivo de preservar o local.
Comentários