icon search
icon search
home icon Home > bichos > caderno animal
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CADERNO ANIMAL

Cães e fogos: péssima combinação

Publicado em 14/06/2021 às 10:57 | Atualizado em 03/09/2021 às 19:21


				
					Cães e fogos: péssima combinação
Mel - Arquivo pessoal.

Melzinha, nossa york idosinha, morre de medo de fogos. Ela procura um lugarzinho para se esconder e fica bem quietinha até os fogos pararem.

Mesmo hoje, depois de passar por vários processos de dessensibilização, dependendo da intensidade e proximidade do barulho, ela ainda treme; mas já não passa mal como antes.

Alguns cães sofrem muito quando expostos a barulhos de fogos. Babam, tremem, alguns convulsionam, pulam muros e janelas e chegam até a ter uma parada cardíaca. 

Mas o que podemos fazer para evitar esse medo causado pelos fogos? 

Seguem algumas dicas que irão te ajudar a prevenir esse problema.

Comece colocando som de barulho de fogos bem baixinho e vá associando com coisas boas, tipos petiscos, ossos naturais, brinquedos recheáveis ou brincadeiras. Quando você perceber que seu cão já se sente confortável com aquele barulho, vá aumentando gradualmente o som e vá repetindo esse processo até que ele fique tranquilo com a exposição ao barulho. É importante frisar que, cada cãozinho tem seu tempo, e é preciso respeitar o limite de cada um. 

Caso seu cãozinho já tenha desenvolvido algum trauma com o barulho, o processo é o mesmo, porém mais lento e, dependendo do caso, pode precisar da ajuda de profissionais especializados em comportamento para amenizar os efeitos, podendo até em casos mais graves, necessitar do auxílio de um médico veterinário para prescrição de medicamentos calmantes. 

Para prevenção de acidentes no ambiente durante uma exposição aos fogos:

  1. Certifique-se de que seu cãozinho está em um local seguro, com portas bem fechadas evitando a possibilidade de fuga.
  2. Se possível, coloque-o em um quarto com uma música relaxante.
  3. O uso de feromônios sintéticos também pode ser um aliado para esse período, consulte seu médico veterinário sobre eles. 
  4. Faça companhia a seu cãozinho e tente distraí-lo de alguma forma. Se não conseguir, acolha-o naquele momento e busque meios de passar por essa situação de forma mais tranquila futuramente. 

Para os que ainda gostam de fogos, lembre-se que não só os animais sofrem com as explosões. Idosos e neuroatípicos também são profundamente afetados com esses barulhos. Vamos ter empatia. Não solte fogos!!!

Imagem ilustrativa da imagem Cães e fogos: péssima combinação

Miguel Cavalcanti

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp